Da Redação com Avisite
Campinas – Apesar de vir apresentando desempenho considerado aquém das expectativas, a carne de frango continua a ocupar posição de destaque na pauta exportadora: no primeiro bimestre de 2013 manteve-se entre os cinco principais produtos exportados pelo País, da mesma forma que se colocou entre os cinco únicos produtos cuja receita cambial superou a marca de US$ 1 bilhão de dólares em apenas dois meses.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no bimestre janeiro-fevereiro, a carne de frango gerou receita cambial de US$1,054, valor 5,19% superior ao registrado no mesmo período de 2012. Com isso, aumentou em 14% sua participação na pauta exportadora, passando a responder por 3,3% de toda a receita cambial brasileira.
Mas o que mais chama a atenção no rol dos 10 principais produtos da pauta é o atual ocupante da segunda posição, o milho. Ou seja: saiu de um remoto 19º lugar no mesmo período de 2012 e tornou-se o segundo principal produto exportado neste ano, com um aumento de quase 400% na receita e de 433% na participação.
Isso antecipa – não apenas para a avicultura exportadora, mas para toda a avicultura brasileira – que a principal matéria-prima do setor continuará sendo duramente disputada.