Nova era nas relações sino-brasileiras

Compartilhe:

José Ricardo dos Santos Luz Júnior (*)

A visita do presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, à China em abril de 2023 selou o novo capítulo das relações sino-brasileiras. Consoante asseverado pelo próprio presidente da República Popular da China, Xi Jinping, “abrimos uma nova era Brasil-China”.

É inconteste que o Brasil e China trilham um caminho de paz, prosperidade e desenvolvimento para o Brasil e a China, com amizade e cooperação mútua entre nações irmãs estratégicas.

Prestes a completarem 50 anos de relações diplomáticas e 20 anos da ComissãoSino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN) em 2024, China e Brasil fortaleceram ainda mais a parceria estratégica global e abrangente, ao criarem oportunidades de intercâmbio além das áreas tradicionais da balança comercial sino-brasileira, que somente em 2022 fechou em US$ 150.4 bilhões.

China e Brasil tem desenvolvido diversas frentes nas áreas de inovação e sustentabilidade, incluindo-se aeroespacial, energia limpa, veículos elétricos, telecomunicação 5G, manufatura inteligente, inteligência artificial, internet das coisas, computação em nuvem, comércio eletrônico, cidades inteligentes, infraestrutura digital, dentre outros, impactando positivamente e de forma direta o processo de “neoindustrialização” brasileira ou “reindustrialização sustentável” brasileira, isto é, fortalecimento de áreas em que o Brasil tem capacidade instalada e potencial para ampliar, como aeronáutica, aeroespacial, saúde e energia renovável.

Vale dizer que o aprimoramento da relação sino-brasileira no âmbito da relação sul global tem influência da própria construção de política doméstica chinesa, pautada no conceito da “modernização chinesa”.

A “modernização chinesa” ou a modernização ao estilo chinês é um novo conceito centrado nas pessoas, ou seja, a meta é melhorar o padrão de vida dos chineses, expandir a classe média, melhorar o sistema de seguridade social e promover a equidade social.

Para ler o artigo, clique aqui.

(*) José Ricardo dos Santos Luz Júnior é Co-Chairman & CEO do LIDE China 巴西 领袖 组织 – 中国 区 (Grupo de Líderes Empresariais China)

 

Tags: