A organização possui página exclusiva com vídeos e materiais voltados à internacionalização do setor agro brasileiro.
Rodrigo Solano (*)
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) desenvolveu um programa de capacitação nomeado Trilha do Conhecimento. Os cursos desenvolvidos no programa estão agora com acesso livre na área internacional dentro da plataforma do projeto Agro.BR: www.cnabrasil.org.br/agrobr/conhecimento.
O objetivo principal da iniciativa é ampliar o acesso ao conhecimento sobre o mercado internacional, promovendo maior participação de pequenos e médios produtores no comércio mundial de produtos agropecuários.
Através do link fornecido é possível ter acesso a um conjunto de ferramentas de apoio aos empreendimentos rurais, reunindo diversos conteúdos, entre os quais:
- Acesso ao Mercado global: Conhecimento voltado para expansão de mercados para além das fronteiras nacionais.
- Estudos de mercados: Perfis de vários mercados incluindo demandas e tendências específicas a cada país.
- Exportação: Informações sobre a prática operacional e requisitos para exportar produtos.
- Logística: Funcionamento das várias modalidades de transporte e distribuição para a atuação internacional.
- Marketing internacional: Abordagem estratégica da dinâmica mercadológica e promoção de produtos agropecuários na diversidade de mercados externos.
- Setores específicos: Além de materiais com informações voltadas a todo o agronegócio, perfis mais detalhados foram desenvolvidos para itens como frutas, café e mel entre outros.
E não para por aí!
O Projeto da CNA em parceria com a ApexBrasil tem, entre seus principais focos, a ampliação e diversificação das exportações do agro brasileiro, promovendo o contato entre importadores estrangeiros e exportadores brasileiros na Vitrine Virtual, da qual constam perfis dos produtores brasileiros.
O projeto tem como marca interacional o “Brazilian Farmers” que coloca em relevo a importância do agro brasileiro no mercado internacional, ressaltando a agricultura tropical e a sustentabilidade. O branding internacional do agro brasileiro é promovido para o público internacional através de notícias e perfis em plataformas desenvolvidos inteiramente em língua estrangeira.
Essas e outras realizações da CNA e do Projeto Brazilian Farmers mostram, entre outros aspectos, que o agro não deve ser interpretado tão e somente como commodities. O apoio através de capacitações incluindo marketing internacional e informações estratégicas são alguns dos demonstrativos que o branding do segmento vem a consolidar: O Agro Brasileiro possui diferenciais!
E, para participar desse movimento, um ótimo ponto de partida é acessar as ferramentas no canal: cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/agro-br
(*) Rodrigo Solano, Especialista em Internacionalização e Comunicação Intercultural
www.linkedin.com/in/rodrigosolano
Instagram: @tgintercultural