Brasília – Nos dias 8 e 9 de dezembro de 2015, fiscais agropecuários federais e estaduais, pesquisadores e entidades de representação dos produtores se reunirão em Brasília para discutir as estratégias para implementação do Programa Nacional de Combate às Moscas-das-frutas (PNMF), instituído pela Instrução Normativa Nº 20, de 8 de setembro de 2015.
O objetivo do PNMF é melhorar o status sanitário das cadeias de produção de frutas no Brasil, através do enfrentamento de uma das principais pragas da fruticultura mundial, que são as moscas-das-frutas da família Tephritidae. Além de causarem perdas diretas, essas pragas são motivo para o estabelecimento de medidas fitossanitárias pelos países que importam frutas frescas.
O workshop é uma realização do Departamento de Sanidade Vegetal do MAPA e sua programação inclui palestras e mesas-redondas, além da apresentação e discussão do projeto do PNMF. Palestrantes brasileiros e estrangeiros já confirmaram sua presença. Luís Eduardo Pacifici Rangel, diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e coordenador do PNMF comenta que o workshop será um momento fundamental para a validação do projeto elaborado pelo DSV.
“O PNMF prevê ações em pelo menos 10 Unidades da Federação e sua execução dependerá do alinhamento de esforços entre MAPA, órgãos estaduais de Defesa Sanitária Vegetal e setor privado, contando com o suporte estratégico da pesquisa e da extensão”, comenta Rangel.
A fruticultura brasileira é a terceira maior do mundo e a atividade gera milhões de empregos diretos e indiretos.
O evento acontece no Auditório da Embrapa Recursos Genéticos (CENARGEN) em Brasília. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www. moscasdasfrutas.net.
As vagas são limitadas.
Fonte: Abrafrutas