Foto: ApexBrasil

Vice-presidente Geraldo Alckmin participa do lançamento do PEIEX em Bauru

Compartilhe:

É a primeira vez que Bauru receberá um núcleo próprio do PEIEX, programa que prepara empresas para o comércio internacional. Iniciativa visa capacitar 150 empresas da região para exportação. Evento será na sexta-feira (22), na sede do Senai

Brasília – Será amanhã, sexta-feira (22), que a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a instituição Athon Ensino Superior, lançará o núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) de Bauru com Polos em Presidente Prudente e Araçatuba-SP.  Além da presença do vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, o evento de lançamento contará com a participação do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, da gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, além de outras autoridades e representantes de empresas que já participaram do programa e vão compartilhar suas experiências.

A cerimônia vai ocorrer na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Bauru, às 14h. Após o evento, haverá coletiva de imprensa com Geraldo Alckmin e Jorge Viana. O credenciamento de imprensa deverá ser realizado pelo e-mail imprensa@apexbrasil.com.br 

É a segunda vez, neste ano, que uma cerimônia de lançamento do PEIEX recebe o vice-presidente da República. Em agosto, Alckmin prestigiou o lançamento de um novo ciclo do programa em Sorocaba (SP), reforçando a importância da iniciativa no apoio das pequenas e médias empresas. “É fundamental criar as condições para que a exportação possa crescer”, declarou na ocasião.

O PEIEX de Bauru com polos em Presidente Prudente e Araçatuba-SP consolida mais uma etapa da parceria entre a ApexBrasil e a instituição Athon Ensino Superior, que tem executado o PEIEX em Sorocaba desde 2016.  Para o novo núcleo, as entidades investirão cerca de R$1,65 milhão para atender a mais 150 empresas da região.

PEIEX: de JAÚ a BAURU

Em 2021, as principais pautas exportadoras do município de Bauru concentravam-se, sobretudo, em produtos alimentícios (23,7% ), açúcares e mel (22,8%), produtos químicos orgânicos (11,8%), celulose e papel (26,4%). Agora, pela primeira vez, o município receberá um núcleo próprio para capacitação de exportação. Até então, as empresas da região eram atendidas pelo PEIEX de Jaú, um dos municípios vizinhos.

É o caso da Ilumac, fabricante de produtos para alarme de incêndio e iluminação de emergência, localizada em Bauru. O diretor do empreendimento, André Feltrin, conta que a empresa foi atendida pelo PEIEX este ano, mas o relacionamento com a ApexBrasil já é antigo. “Já participamos de rodadas de negócios, como uma em Buenos Aires, na Argentina, onde consegui dois distribuidores para trabalhar com nossos produtos”, explica André.

A Ilumac começou em 1995 com um grupo de empresários que fabricava sensores para ônibus. De lá para cá, André conta que a empresa passou a se desenvolver, aprimorando o produto, buscando novas tecnologias e enfrentando novos desafios para criar novidades para o mercado.

Hoje, a meta é garantir a certificação dos produtos, garantindo reconhecimento de qualidade para atingir o mercado internacional – uma missão que já começou a se concretizar com a participação no PEIEX. “Participar do programa nos deu um pouco mais de coragem, ânimo e confiança para levarmos nosso produto para outros países”, reforça o empresário.

Para André, o lançamento de mais um núcleo do programa no interior de São Paulo é fundamental para que mais empresas se sintam valorizadas. “Aqui no interior a gente tem grandes empresas, empresas inovadoras que muitas vezes ficam aí, meio escondidas, sem ter acesso a uma série de facilidades. Eu acho que o PEIEX  é a melhor coisa que poderia acontecer agora para acelerar nosso processo de exportação”, declara.

Representando a Ilumac, André também estará presente na cerimônia de lançamento do novo núcleo em Bauru. Um case de sucesso que deverá servir como inspiração para as novas participantes do programa.

(*) Com informações da ApexBrasil

Tags: