São Paulo – A KPMG no Brasil acaba de lançar um núcleo de serviços de rastreabilidade para o agronegócio. Trata-se de diferentes soluções de rastreabilidade da cadeia de valor de produção de atividades agropecuárias, visando à adequação aos novos regulamentos e demandas relacionadas à qualidade de dados sobre aspectos ambientais e sociais dessas cadeias.
As ferramentas vão permitir que o setor possa capturar dados, algumas vezes em tempo real, e ainda padronizar, armazenar e compartilhar essas informações com aplicativos e serviços de terceiros. As soluções tecnológicas combinadas e já testadas, com a orientação de especialistas, vão ajudar ainda a calcular a pegada de carbono de todas as etapas do trajeto do produto, monitorar indicadores de condições de trabalho na cadeia de valor, possibilitar decisões de ação e resultados, entre outros.
“Nos últimos anos, observamos um aumento importante da demanda por maior transparência sobre aspectos sociais e ambientais na produção de commodities agrícolas e alimentos, tanto por parte dos consumidores no mercado doméstico quanto global. A entrada em vigor de regulamentações nacionais e internacionais – com destaque para o European Union Deforestation Regulation (EUDR), lançado em junho deste ano com implementação determinada para dezembro de 2024 – têm impulsionado a busca de soluções para responder a essa demanda, com foco na implementação de sistemas de rastreabilidade na cadeia do agronegócio, em especial para a soja, carne bovina, café, óleo de palma, cacau, madeira, e borracha ”, afirma a sócia líder de agronegócio da KPMG, Giovana Araújo.
Entre as soluções disponibilizadas pela KPMG estão as seguintes:
- KPMG Origins Asset Traceability – solução de rastreamento baseada em blockchain que permite visibilidade e controle minuciosos da cadeia de produção, desde as matérias-primas até o ponto final de venda. Isso é feito por meio da criação e do rastreio de ativos gêmeos digitais que armazenam um conjunto significativo de dados validados, possibilitando a tomada de decisões informadas digitalmente e a identificação de oportunidades de melhoria.
- KPMG Origins – Licenciado como um serviço ao cliente e recebe investimentos contínuos para garantir que os custos de assinatura permaneçam competitivos e acessíveis, agregando valor para toda a cadeia. A solução uniformiza os principais processos e dados entre fornecedores e países com base em padrões já estabelecidos, o que torna a integração de cadeias de valor compatível e simples.
O link de acesso ao núcleo de serviços de rastreabilidade para o agronegócio da KPMG é o seguinte: Mais transparência e sustentabilidade no agronegócio – KPMG Brasil
(*) Com informações da KPG