Foto: thewinners

Superávit brasileiro no comércio com a Venezuela pode dobrar, projeta Cisbra

Compartilhe:

Expectativa é da Cisbra, organizadora do workshop “Retomada dos Negócios com a Venezuela”, em Porto Alegre

Rio de Janeiro – O restabelecimento das relações diplomáticas do Brasil com a Venezuela gera expectativa de ampliação do comércio bilateral. O tradicional superávit brasileiro na relação com os venezuelanos já foi muito maior – chegou a U$$ 3.996 bilhões em 2012 e só a U$$ 968 mil no ano passado, uma queda de 313%. “Podemos considerar razoável que o saldo positivo do Brasil na balança comercial com a Venezuela possa dobrar no médio prazo”, prevê Arno Gleisner, diretor de Comércio Exterior da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra).

Para discutir os desafios e otimizar os negócios nesse novo cenário, a Cisbra promove o workshop Retomada dos Negócios com a Venezuela, no próximo dia 29 de junho, em Porto Alegre. Como a produção de  manufatura na Venezuela é baixa, a expectativa é que o Brasil possa ampliar a exportação desses itens para o país vizinho.

“Acreditamos que há espaço para crescer em diversos segmentos de manufaturas, especialmente no ramo alimentício, já que somos um país muito competitivo nessa área”, atestou Gleisner.

No contexto global, a exportação de manufaturados – que gera riquezas e empregos qualificados – já ocupou quase 60% do total da pauta brasileira até o ano 2000, mas desde então apresenta queda vertiginosa, representando apenas 29% das exportações do ano passado.

O evento vai abordar a questão da capacidade de pagamento das empresas venezuelanas que sofreram muitas perdas com a recente crise econômica no país, além de discutir as oportunidades para o Brasil aumentar as importações da Venezuela, principalmente de derivados de petróleo.

Na programação do workshop, haverá palestras do presidente da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil (FECAMVENEZ), José Francisco Marcondes, e do gerente-geral do Escritório de Comércio Exterior de Porto Alegre do Banco do Brasil, Lívio Silva.

O workshop  “Retomada dos Negócios com a Venezuela” é uma realização da Cisbra em conjunto com a Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), Câmara Brasil Venezuela e Sindiatacadistas, e integra o 2º Fórum de Negócios do Mercosul & das Américas.

Serviço:

  • 2º Fórum de Negócios do Mercosul & das Américas
  • 29 de junho de 2023 – 11 horas
  • Centro de Convenções da FIERGS – Avenida Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre-RS

Inscrições gratuitas

(*) Com informações da Cisbra

Tags: