Foto: Divulgação Receita Federal na Fiesp.

Projeto ROAD da Receita para facilitação do comércio terá Curadoria do SINDASP

Compartilhe:

Campinas (SP) – O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (SINDASP) passará a organizar e monitorar as demandas do Projeto ROAD – “Radar de Oportunidades Aduaneiras” – liderado pela 8ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB). A ação visa a coleta de demandas de Agentes para a facilitação do comércio exterior no Brasil. A indicação deste representante da iniciativa privada para oportunidades de melhorias, em um processo extremamente transparente, é um avanço na parceria público-privada, iniciativa incentivada pela Organização Mundial das Aduanas (OMA).

O anuncio da Receita Federal foi feito na semana passada em dois momentos: primeiramente com a presença de Marcia Meng e Fabiano Coelho, respectivamente, Superintendente e Superintendente Adjunto da RFB 8ª Região Fiscal na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de SP, durante o evento “COLFAC Transversal” – (Comissões Locais de Facilitação de Comércio), em 12/09, no encontro que reuniu as 4 grandes Alfândegas de SP, que juntas respondem por 54% das importações do Brasil e 43% das exportações brasileiras.

Na quinta-feira seguinte, dia 14/09, durante o Fórum Agesbec de Comércio Exterior, SINDASP e Receita Federal do Brasil estiveram juntas novamente, trazendo detalhes em um Painel sobre o tema.

Foto: Divulgação Receita Federal e SINDASP no Fórum Agesbec de Comércio Exterior

Na FIESP, outros Órgãos Federais marcaram presença como a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o MAPA – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, além da DECEX/SP. Os dois encontros se mostraram de extrema importância ao serem prestigiados por profissionais e autoridades de diversos setores do setor privado, organizações industriais e comerciais, do Governo do Estado de São Paulo, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de representantes do Exército Brasileiro que também tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto ROAD.

“Este foi um momento histórico, não só pelo seu ineditismo, mas também por carregar a proposta de sugerir soluções para o desenvolvimento do comércio exterior lícito”, resumiu Elson Isayama, Presidente do SINDASP.

(*)  Com informações do SINDASP

Tags: