Presidentes da Abiove e da Faemg se reúnem para planejar ações do Soja Plus em Minas Gerais

Compartilhe:

São Paulo- O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Carlo Lovatelli, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, se reúnem hoje, em Belo Horizonte, para planejar ações do Programa Soja Plus, de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural.

Criado em 2011 pela Abiove e a Aprosoja MT, o Soja Plus foi implantado em Mato Grosso, estendeu-se ao Mato Grosso do Sul e agora está dando os primeiros passos em Minas Gerais e na Bahia.

Em Minas, o Soja Plus deverá atingir produtores rurais de sete municípios do Triângulo Mineiro/Noroeste – Unaí, Uberlândia, Uberaba, Paracatu, Araxá, Patrocínio e Patos de Minas. Essa área concentra 90% das plantações de soja do estado, o sexto maior produtor brasileiro. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) será parceira no desenvolvimento do Soja Plus em MG.

A mobilização para os produtores participarem do Soja Plus aconteceu no dia 25 de abril em Rio Paranaíba, no encerramento da IV Semana de Agronomia, no Campus da UFV-Rio Paranaíba.

O superintendente da Faemg, Pierre Santos Vilela, diz que a importância do Soja Plus para Minas “é trazer o discurso da sustentabilidade para a prática. Queremos transmitir a nossos sojicultores a visão da importância da sustentabilidade e como implementá-la. O Soja Plus tem metodologia testada e eficiente no que se propõe”.

Carlo Lovatelli explica que o programa oferece oportunidade ao produtor dentro do tripé econômico, social e ambiental. “E traz para ele o que precisa saber para atender às exigências do mercado internacional. O consumidor de fora, principalmente o europeu, quer saber de onde vem a soja e se ela é sustentável, por exemplo, e o agricultor brasileiro tem que estar informado sobre tudo, sobre normas trabalhistas, sobre o novo Código Florestal, sobre o Cadastro Ambiental Rural etc. O Soja Plus, que é gratuito para o produtor, é uma oportunidade para ele agregar mais valor à sua propriedade e aos seus produtos”, afirma o presidente da Abiove.

Os temas dos cursos de capacitação do Soja Plus oferecidos ao produtor são qualidade de vida na fazenda; novo Código Florestal; construções rurais; sustentabilidade da soja brasileira; integração lavoura-pecuária-floresta; recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) – matas ciliares.

Desde 2011, nos dois estados onde o Soja Plus foi implantado – MT e MS -, foram capacitados 2.830 produtores. No total, 800 fazendas foram beneficiadas com 1.547 visitas técnicas realizadas pelos supervisores de campo.

Fonte: Abiove

Tags: