Brasília – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspendeu os leilões de venda de arroz pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) até o final da safra 2012/13. A medida, tomada ontem (8), foi anunciada pelo Governo nesta quarta-feira, 9 de janeiro, durante reunião com representantes do setor arrozeiro, em Brasília.
De acordo com o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, “o Governo Federal entende que é hora de suspender os leilões devido à proximidade do início da colheita de arroz”. A decisão é baseada em análises técnicas quanto à comercialização do produto no país.
As vendas de arroz em casca dos estoques públicos foram iniciadas no final de agosto do ano passado. Desde então, foram comercializadas 345 mil toneladas do grão.
Com base nos preços médios de mercado (índice ESALQ), o produto teve uma redução de 6,12% no mês de dezembro do ano passado e de 1% em janeiro deste ano. A tendência é que seja mantida a queda nos valores com a proximidade do início da colheita da safra atual, que começará em fevereiro. Comparado com outubro de 2012, a redução no valor foi de 12%.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Mapa