Lançado em 2011, Soja Plus já atendeu mais de 1 mil proprietários rurais de MT, MS e MG

Compartilhe:

São Paulo – Desde que foi criado, em 2011, o Programa Soja Plus de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural já atingiu 680 fazendas em Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul, 200 produtores já foram capacitados e, em Minas Gerais, 150. Em 2014, o programa será conduzido na Bahia.

Eloiza Zucanelli, filha de Eloide Zucanelli, dono da Fazenda Sulina, em Diamantino (MT), participou de um curso sobre a NR 31 (normas trabalhistas) e de seminários do Soja Plus. Na propriedade da família, em uma visita da supervisora de campo do Soja Plus, foram instaladas 60 placas de aviso e advertência sobre saúde e segurança em todas as atividades desenvolvidas.

“Já nos preocupávamos com isso antes do Soja Plus, mas com o programa temos estímulo para executar o que é correto. Antes, só tínhamos a assistência do engenheiro de segurança do trabalho”, diz Eloiza.

Desde o início do Soja Plus, foram entregues e instaladas em fazendas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul 75 mil placas de aviso e advertência sobre saúde e segurança. Os produtores rurais atendidos pelo programa receberam duas mil cartilhas sobre legislação social (com foco na NR 31), três mil cartilhas sobre construções rurais e dois mil DVDs sobre Diálogo Diário de Segurança.

De acordo com Eloiza, o Soja Plus é um programa para esclarecimento e orientação, “não é consultoria para gerir as fazenda. É um programa para melhorar a gestão. Sempre se aprende uma coisa nova”, afirma.

Eloiza, que é gerente administrativa da fazenda em Tangará da Serra, município próximo a Diamantino, comenta que a propriedade da família Zucanelli já contava com um trabalho de consultoria, e o Soja Plus complementou esse trabalho com informações sobre boas práticas agrícolas, legislação ambiental e social.

A Fazenda Sulina, com 20 funcionários, tem 4.340 hectares de área plantada com soja, milho e feijão. A produtividade é de 50 sacas por hectare de soja e 124 sacas por hectare de milho.

O Soja Plus termina 2013 com atendimento a fazendas em 21 municípios do Mato Grosso e 15 municípios do Mato Grosso do Sul. Ao todo, são 800 mil hectares envolvidos no programa de capacitação das propriedades rurais organizado pela Aprosoja, Abiove e pelo Senar.

Leia outros informativos sobre os produtores rurais e o Soja Plus:

http://www.abiove.org.br/site/_FILES/Portugues/11112013-075439-informativo_59_soja_plus_11_nov_2013.pdf
http://www.abiove.org.br/site/_FILES/Portugues/19112013-210421-informativo_60_soja_plus_19_nov_2013.pdf

Fonte: Assessoria de Comunicação da Abiove

Tags: