São Paulo – As exportações de veículos cresceram em volume em novembro e no acumulado do ano, em comparação com os mesmos períodos de 2014. A receita em dólares obtida com essas vendas, porém, foi menor, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (04) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em São Paulo.
De acordo com a instituição, o Brasil exportou 36.449 veículos, entre automóveis de passageiros e comerciais leves, um aumento de 40,3% sobre novembro do ano passado. No acumulado deste ano, as vendas de veículos leves ao exterior somam 369.459 unidades, ou 18,9% a mais do que entre janeiro e novembro de 2014.
Também na comparação com novembro de 2014 cresceram as exportações de caminhões. No mês passado, o País embarcou 2.518 unidades, 61,4% a mais do que há um ano. Entre janeiro e novembro, foram enviadas ao exterior 19.697 unidades, com expansão 18,2% sobre o período entre janeiro e novembro do ano passado. As vendas de ônibus, por sua vez, caíram em novembro, mas registram expansão no acumulado do ano.
Entre as máquinas agrícolas, foram exportadas 1.103 unidades em novembro, com aumento de 4,8% sobre o mesmo mês do ano passado. No ano, contudo, as vendas externas de máquinas agrícolas registram recuo de 25,4%, com um total de 12.940 tratores, cultivadores motorizados, colheitadeiras e retroescavadeiras.
A receita obtida com as exportações neste ano está abaixo do que foi obtido no mesmo período do ano passado. As vendas de veículos e de máquinas agrícolas e rodoviárias somaram US$ 860,6 milhões, com queda de 6% na comparação com novembro do ano passado. Entre janeiro e novembro deste ano, o setor faturou US$ 9,6 bilhões com as exportações, um recuo de 10,1% em relação ao acumulado de 2014 até novembro.
Essa queda das receitas em dólar ao mesmo tempo em que a quantidade exportada teve aumento expressivo pode ser explicada pela forte valorização da moeda norte-americana frente ao real ocorrida ao longo deste ano.
Em novembro, foram produzidos 176 mil automóveis no País, uma queda de 33,5% em relação a novembro do ano passado. No acumulado do ano, a produção soma 2,28 milhões de unidades, com queda de 25,2% em comparação com o acumulado de 2014 até novembro.
Segundo informações da Agência Brasil, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, disse que a retomada do mercado interno só deve ocorrer no quarto trimestre de 2016. “O mais importante é que as vendas diárias estão de acordo com nossas previsões de estabilidade em relação às vendas do terceiro trimestre”, disse o executivo.
Ele declarou acreditar que nos próximos meses a comercialização ficará estável. “A melhor maneira de voltar a crescer é parar de cair”, concluiu Moan.
Fonte: ANBA