A participação da carne de frango brasileira no mercado da União Europeia (UE) continua em queda e deve fechar o ano de 2010 com nova redução, fato que ocorre pelo segundo ano consecutivo. Os dados foram coletados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Apesar da retração, o Brasil continua sendo o principal fornecedor do produto para o mercado comunitário composto pelos 27 países que integram a União Europeia.
De 2008 para 2009, o volume de carne de frango exportado pelo Brasil para a UE teve sua participação reduzida de 76,30% para 75,20% – uma perda de 1,44%. Já em 2010 (dados relativos ao período janeiro-setembro) a perda foi mais significativa (-4,12%), porquanto a participação brasileira recuou para 72,1%.
Entre 2008 e 2010 a participação brasileira sofreu redução de 5,5% e só não foi maior (em valores relativos) que a da Argentina (-13%). Mas isto não tem o menor significado, pois enquanto o volume que a avicultura argentina deixou de exportar para a UE neste ano caiu (em relação ao ano passado) menos de 4 mil toneladas, a queda brasileira foi de, praticamente, 80 mil toneladas segundo o USDA.
Apesar de tudo, o Brasil permanece como o maior fornecedor de carne de frango da UE. Mas precisa estar atento a essa perda de participação. Mesmo porque o segundo fornecedor da UE, a Tailândia, elevou sua participação em 14% nos últimos dois anos.
Fonte: Avisite