Sede da OMC em Genebra - Foto: Divulgação

‘Comércio e Desenvolvimento da ONU’, o novo nome da sexagenária UNCTAD

Compartilhe:

A mudança estratégica sublinha o compromisso da organização com um maior impacto, com uma identidade visual nova e mais clara que visa refletir melhor o seu trabalho e valores e amplificar a sua voz em nome dos países em desenvolvimento.

Da Redação (*)

Brasília – A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) anunciou na semana passada a mudança no nome da instituição que passa a ser denominada “Comércio e Desenvolvimento da ONU”. Ao fazer o anúncio, a Secretária Geral a organização enfatizou a abordagem transformadora e o compromisso do Comércio e Desenvolvimento da ONU de apoiar os países em desenvolvimento num mundo cada vez mais polarizado. A mudança ocorre no ano em que o órgão comemora o seu 60º. aniversãrio.

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) anunciou na semana passada a mudança histórica de nome para “Comércio e Desenvolvimento da ONU ”, comemorando este ano o seu 60º aniversário.

Traçando um novo rumo

Sob a liderança da Secretária-Geral Rebeca Grynspan, a organização tem-se adaptado a um cenário comercial global em rápida mudança, impactado pela pandemia da Covid-19, pelas tensões geopolíticas e pelas alterações climáticas, com iniciativas que melhoram a capacidade da organização de analisar rapidamente novos desafios e apoiar esforços nos países em desenvolvimento.

A reformulação da marca representa um momento crucial. É a primeira revisão abrangente da política de comunicação global da UNCTAD e uma estratégia ousada e voltada para o futuro para comunicar o seu trabalho e valores.

Na apresentação da nova marca da organização, no âmbito das comemorações do seu 60º aniversário, a Secretária-Geral Rebeca Grynspan sublinhou: “O nosso objetivo é uma mudança visível e transformacional. Estamos celebrando as conquistas da UNCTAD nos últimos 60 anos como uma organização renovada e voltada para o futuro, com base no nosso legado, mas prontos para responder às novas complexidades da economia global. Continuaremos trabalhando para garantir que o desenvolvimento esteja no centro das decisões econômicas globais e que a voz dos países em desenvolvimento seja ouvida”.

A organização adotará o seu novo nome e logótipo em todos os canais oficiais, nas seis línguas da ONU.

Celebração do 60º aniversário: Fórum de Líderes Globais

A reformulação da marca estabelece o início do 60º aniversário da organização. O Comércio e Desenvolvimento da ONU organizará um Fórum de Líderes Globais, de 12 a 14 de junho, no Palais des Nations, em Genebra, a ser inaugurado pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e pela Secretária-Geral do Comércio e Desenvolvimento da ONU, Rebeca Grynspan, juntamente com chefes de Estado e de governo, e a participação de organizações da sociedade civil, representantes do sector privado e alguns dos principais economistas do mundo.

Sob o tema ” Traçando um novo rumo de desenvolvimento num mundo em mudança “, o fórum irá enfatizar a abordagem integrada da organização ao comércio e ao desenvolvimento, abordando finanças, tecnologia, investimento e desenvolvimento sustentável, com um foco específico nas necessidades dos países em desenvolvimento e o trabalho da UNCTAD na África, nos países menos desenvolvidos, nos pequenos estados insulares em desenvolvimento (SIDS) e nos países em desenvolvimento sem litoral.

Será também uma ocasião importante para explorar abordagens inovadoras e soluções pioneiras com os principais decisores políticos e pensadores do mundo.

(*) Com informações do Comércio e Desenvolvimento da ONU

Tags: