Câmara Árabe levará empresárias a Riad

Câmara Árabe Brasileira promove missão de empresárias à Arábia Saudita em maio

Compartilhe:

Comitê WAHI promove imersão de mulheres brasileiras no país árabe de 18 a 25 de maio para troca de experiências em liderança e empoderamento feminino. Inscrições estão abertas.

Da Redação (*)

São Paulo – O comitê feminino da Câmara de Comércio Árabe Brasileira “WAHI – Mulheres que Inspiram” promove uma missão de mulheres brasileiras para a Arábia Saudita no mês de maio. O grupo realiza a viagem com o propósito de conectar brasileiras e sauditas e fazer com que cada lado conheça a realidade do empoderamento e da liderança feminina do outro. As inscrições para participar estão abertas.

O tema central da agenda será imersão, capacitação e networking, com o fortalecimento feminino sempre no foco. Na programação estão seminários, reuniões com stakeholders, encontros com comitês femininos locais e instituições do setor privado e governamentais, visitas culturais e passagem pela Saudi Food, feira de alimentos e bebidas que estará ocorrerá no país árabe no período da missão. Serão realizadas ainda atividades focadas em setores, segundo o perfil empresarial das participantes.

A presidente do comitê WAHI, Alessandra Frisso, acredita que a missão construirá pontes de entendimento e cooperação entre as empresárias. “Para nós, do WAHI, essa atividade não é apenas uma missão, é uma jornada especial. Essa iniciativa não apenas mostra a relevância econômica das mulheres no Brasil e na Arábia Saudita, mas também significa uma abertura de portas para a colaboração e o crescimento compartilhados, guiadas pelo espírito pioneiro que é a essência do nosso comitê”, disse Frisso para a ANBA.

O objetivo do WAHI é levar na delegação mulheres que sejam líderes – empresárias ou executivas – e que tenham interesse em expandir o conhecimento sobre a região de Golfo e suas oportunidades de mercado. No perfil se encaixam executivas C-level, desde presidentes até CEOs e diretoras.

A Arábia Saudita foi escolhida para a missão porque o país árabe desponta como um grande hub no Oriente Médio. Além de maior economia da região e maior produtora global de petróleo, a Arábia Saudita tem uma das mais volumosas reservas financeiras do mundo por meio do seu fundo soberano e executa o plano estratégico Visão 2030, que tem como objetivo fazer crescer e diversificar a atividade econômica local.

O país árabe está inserido nas grandes pautas mundiais, desde a inovação tecnológica até a sustentabilidade, a questão feminina e os esportes. Os sauditas fizeram avanços significativos na inserção das mulheres no mercado de trabalho, recebem o GP de Fórmula 1, conseguiram dar visibilidade para sua liga local de futebol, vão sediar a Copa do Mundo da Fifa de 2034 e a exposição universal Expo 2030, são partícipes do G20 e receberam a cúpula do grupo em 2020, além de estarem construindo projetos de ponta, como uma cidade livre de carbono.

“Ainda enfrentamos muitos mitos e desconhecimentos, mas acredito na ideia de que ‘o difícil é apenas aquilo que ainda não conhecemos’. Ao promover o encontro entre mulheres brasileiras e sauditas, estamos pavimentando o caminho para o compartilhamento de conhecimento e experiências, desenvolvimento de parcerias estratégicas e discussões enriquecedoras sobre empreendedorismo e outros temas”, falou Frisso à ANBA.

A programação da missão do WAHI será entre os dias 18 e 25 de maio nas cidades de Riad, a capital, e Jeddah, a segunda maior da Arábia Saudita. Interessadas em integrar a delegação devem se inscrever até o dia 17 de abril. Para participar é preciso ter inglês fluente.

O comitê feminino foi criado pela Câmara Árabe em julho de 2020. O objetivo da iniciativa é fazer com que mulheres árabes e brasileiras se conheçam, troquem experiências nas suas áreas de atuação e até façam negócios entre si, e que esse intercâmbio sirva de inspiração para que elas empreendam, realizem e inovem ainda mais. O nome WAHI no idioma árabe significa “inspiração” e suas letras são também as iniciais de Women’s Achievements High Inspiration.

Desde sua fundação, o comitê já realizou várias atividades, entre elas troca de experiência com outros grupos de mulheres brasileiras e do mundo árabe, eventos virtuais e presenciais voltados para a presença feminina no mundo empresarial, participação em campanhas humanitárias e de solidariedade, além de colaboração e protagonismo em diversas ações da Câmara Árabe. A liderança do grupo é da presidente Alessandra Friso e das diretoras Claudia Yazigi Haddad e Silvia Antibas, que também integram a diretoria estatutária da Câmara Árabe.

(*) Com informações da ANBA

Tags: