Programa de Qualificação para Exportação desse ano traça meta para atender 50 empresas no Estado do Acre
Da Redação (*)
Brasília – No dia 7 de outubro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançará o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Acre com a missão de apoiar a exportação de empresas dessa região. O evento contará com a participação do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. O objetivo do atual núcleo PEIEX no Acre, que será instalado no município de Rio Branco, é qualificar 50 empresas para a exportação. Para isso, a equipe do Núcleo deverá prospectar empresas para atendimento e constituir o Comitê Consultivo, que reunirá os principais entes do Estado cujas missões se relacionam com a promoção da exportação.
O PEIEX está no seu 2º Ciclo no estado, e pela primeira vez será operado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AC). O atendimento é gratuito e individualizado para cada empresa. O Núcleo é formado por profissionais de Comércio Exterior que auxiliam as empresas nessa jornada exportadora. “Este é um programa da Apex que prepara sobretudo pequenas e médias empresas para conquistarem mercados no mundo inteiro com competitividade e chega a todas as regiões do país. Com a parceria do Sebrae e outras instituições, o PEIEX amplia ainda mais esta capilaridade”, destaca Jorge Viana.
Internacionalização de empresas
Entre os desafios do programa, está desmitificar que exportação é algo apenas para grandes empresas. “A Apex atua para ajudar empreendedores na jornada exportadora ao capacitar e orientar sobre procedimentos aduaneiros, logística, adequação às regras de cada país entre outras exigências dos negócios internacionais”, explica a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado.
Para os empresários da região, o evento de lançamento em Rio Branco será uma ótima oportunidade para ter contato com importantes atores locais de comércio exterior e conhecer mais sobre como sua empresa pode se preparar para o mercado internacional.
Para acessar o link de inscrição, clique aqui. Há vagas limitadas, não perca a oportunidade de ter contato com atores locais de comércio exterior e conhecer como sua empresa pode participar do Programa.
(*) Com informações da ApexBrasil