Abertas inscrições para a 3ª. edição do Programa Elas Exportam com total de 70 vagas  

Compartilhe:

 

Desenvolvido pela ApexBrasil e pelo MDIC, o programa de mentorias visa aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior. As inscrições vão até 11 de agosto

Da Redação (*)

Brasília – Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Elas Exportam, programa de mentorias para capacitar e impulsionar a participação feminina no comércio exterior do país. A iniciativa, liderada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), oferece ferramentas e apoio para empresas lideradas por mulheres ampliarem seus negócios no mercado internacional.

A novidade da nova edição é o aumento do número de vagas. Diante do sucesso da ação, o programa agora vai selecionar 70 duplas de mentoras e mentoradas – na 1ª edição foram 20 duplas e na 2ª edição foram 30. As inscrições podem ser feitas até 11 de agosto, via formulário. Podem participar empresárias de qualquer ramo de atividade que já exportam, para ser mentora, ou que tenham interesse em começar a exportar, para ser mentorada.

O Elas Exportam tem como proposta conectar empresárias experientes em comércio exterior para atuarem como mentoras de empreendedoras que querem começar a exportar. A ideia é aprender o caminho com a experiência de quem já chegou lá. O Elas Exportam compõe as ações do Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), lançado pela ApexBrasil em 2023 com o objetivo de estimular e ampliar a presença feminina no mercado internacional.

As empresas selecionadas participarão do programa no período entre agosto e dezembro deste ano. Serão oferecidas mentorias individuais e coletivas, oficinas e seminários para desenvolver competências técnicas e socioemocionais essenciais à atividade exportadora. Também haverá espaço para o esclarecimento de dúvidas práticas relacionadas ao processo de exportação e para o aprendizado sobre barreiras enfrentadas durante a jornada. A mentoria será ainda um espaço valioso para a criação e o fortalecimento da rede de apoio e de contatos.

Para se inscrever, clique aqui. 

Empreendedoras brasileiras pelo mundo  

O programa Elas Exportam mudou a vida de muitas mulheres, como a da Paula Zavareze, proprietária da startup de cosméticos Ecobotica Natural Beauty. Ela foi mentorada pela empresária Camila Correa, representante da Avon com mais de 20 anos de experiência em comércio exterior. “Estou hoje, com toda certeza, dez vezes mais capacitada do que eu estava antes”, afirmou Paula durante o evento de encerramento da segunda edição, em 8 de julho. Camila resume a jornada construída com Paula em três palavras: organização, disciplina e entrega.

De acordo com estudo da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, realizado em 2023, apenas 14% das empresas exportadoras brasileiras possuem mulheres em posição de liderança nos quadros societários. Iniciativas como o programa Elas Exportam são importantes para mudar este cenário. “O programa, ao promover a mentoria entre empresárias com diferentes níveis de experiência em exportação, não só aborda aspectos técnicos da internacionalização, mas também fornece ferramentas socioemocionais essenciais para negociações com compradores estrangeiros”, explica Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil.

“Após o sucesso das duas primeiras edições, estamos animados com a evolução do programa e acredito que o Elas Exportam contribuirá para incentivar a presença feminina no comércio exterior”, afirma Tatiana Prazeres, do MDIC.

Critérios para participar

Quem pode se candidatar:

Para se candidatar como mentora, é necessário:

  1. ser empreendedora ou líder empresarial, com capacidade de tomada de decisão;
  1. atuar em empresa que exporta produtos ou serviços próprios;
  1. atuar em empresa que tenha Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo junto à Receita Federal do Brasil (RFB);
  1. ter experiência comprovada em negócios internacionais e/ou comércio exterior e/ou gestão de empresas.

Para ser mentorada, a candidata deve:

  1. ser empreendedora ou líder empresarial, com capacidade de tomada de decisão;
  1. atuar em empresa que tenha produto ou serviço com potencial de exportação;
  1. atuar em empresa “não exportadora” ou “exportadora iniciante”;
  1. ter Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo junto à Receita Federal do Brasil (RFB);
  1. ter disponibilidade para participar das atividades do programa; e
  1. não ter participado como mentorada em edições anteriores do Elas Exportam.

(*) Com informações da ApexBrasil

Tags: