Bradesco estrutura operações ESG para mobilidade limpa e construção sustentável 

Compartilhe:

Banco reforça sua capacidade de oferecer soluções personalizadas por setor ao direcionar recursos para negócios sustentáveis 

Da Redação (*)

Brasília Dentro da estratégia de apoiar setores-chave da economia na transição para modelos mais sustentáveis, o Bradesco estruturou recentemente duas operações com rotulagem ESG em parceria com empresas dos setores de logística e construção. As soluções atendem às especificidades de cada setor, com impacto socioambiental positivo, inovação e geração de valor para clientes e sociedade.

Os setores e seus desafios

Na construção civil, o banco estruturou empréstimo verde de R$ 236 milhões, na linha Plano Empresário, para a Azo Inc, primeira emissão verde da companhia, voltada para a construção de empreendimentos com certificação EDGE. O selo atesta ganhos significativos em eficiência energética, hídrica e redução de carbono nos materiais utilizados. A operação foi desenhada de forma a apoiar a estratégia da empresa em expandir sua atuação em construção sustentável e gerar maior valor agregado aos futuros moradores.

Já no setor de logística, o Bradesco viabilizou um empréstimo verde de R$ 85 milhões, na modalidade CCE (Cédula de Crédito à Exportação), para a Reiter Log, destinado à aquisição de caminhões elétricos e movidos a biometano. A iniciativa integra o programa Logística Verde, que prevê alcançar 100% da frota movida a combustíveis alternativos até 2035. A solução financeira foi moldada ao contexto da empresa, que busca reduzir a pegada de carbono das cadeias logísticas dos clientes.

Os recursos provenientes das duas operações serão aplicados em iniciativas de impacto ambiental positivo, como ampliação de uma frota de transporte limpo e a construção de edificações com certificação sustentável. Essas operações fazem parte da estratégia do banco de mobilizar capital para iniciativas que geram valor de longo prazo e apoiam a transição para uma economia de baixo carbono.

“Cada setor tem seus desafios e oportunidades. Por isso, estruturamos soluções financeiras que dialogam diretamente com a realidade de cada cliente. Ao apoiar iniciativas como essas, reafirmamos nosso compromisso com a agenda de negócios sustentáveis, atuando lado a lado com nossos clientes”, afirma Fabiana Costa, Head de Sustentabilidade do Bradesco.

(*) Com informações do Bradesco

Tags: