Turismo brasileiro se destaca por sua diversidade, oferecendo opções para todos os gostos (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

ABAV Nacional celebra o Dia Mundial do Turismo como um convite para redescobrir o Brasil

Compartilhe:

Setor é um dos motores da economia brasileira e agentes de viagem estão no centro dessa engrenagem, garantindo orientação, assistência e experiências únicas aos viajantes

Da Redação (*)

Brasília – O turismo no Brasil tem se confirmado como um dos principais motores da economia nacional: apenas entre janeiro e julho de 2025, visitantes estrangeiros deixaram R$ 26,4 bilhões no país, em gastos com hospedagem, alimentação, transporte, lazer e compras. Para celebrar essa força, a Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional – destaca, no Dia Mundial do Turismo (27), a importância do setor para gerar emprego, divisas e desenvolvimento regional, com ênfase no papel do agente de viagens para orientar, proteger e oferecer experiências seguras aos viajantes.

O turismo brasileiro se destaca por sua diversidade, oferecendo opções que vão desde as praias paradisíacas do Nordeste até o ecoturismo na Amazônia, do charme das cidades históricas de Minas Gerais à energia cosmopolita de São Paulo e do Rio de Janeiro. Há espaço para todos os perfis de viajantes: os que buscam descanso, aventura, experiências gastronômicas, culturais ou roteiros de bem-estar.

As tendências atuais do setor também apontam para novas formas de viajar, como o turismo de experiência, que valoriza a imersão cultural, o turismo sustentável, que preserva os destinos e gera benefícios para as comunidades locais, e o turismo acessível, que amplia as possibilidades para pessoas com diferentes condições de mobilidade e necessidades especiais.

Outro ponto de destaque é a busca por segurança e confiança na hora de planejar e realizar viagens. Nesse contexto, o agente de viagens tem papel essencial, oferecendo orientação sobre os melhores destinos e épocas do ano, além de suporte em caso de imprevistos, garantindo uma experiência única ao viajante.

Setor cada vez mais relevante para economia brasileira

A presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, ressalta: “O turismo é uma das atividades mais estratégicas da economia brasileira, capaz de gerar oportunidades para todos os públicos e bolsos. E, nesse cenário, o agente de viagens é um parceiro insubstituível, porque garante que o turista seja bem orientado, protegido e assistido, além de contribuir para que o setor cresça de forma estruturada e sustentável.”

A ABAV Nacional reforça que o Brasil tem vocação natural para o turismo, reunindo destinos de belezas incomparáveis e diversidade cultural única. A entidade destaca ainda que, com a parceria estratégica dos agentes de viagens, é possível construir um setor mais inovador, sustentável e acessível, capaz de proporcionar memórias inesquecíveis para milhões de viajantes.

(*) Com informações da ABAV Nacional

 

Tags: