Sua empresa busca acesso ao mercado exterior? Veja caminhos e oportunidades para exportação em 175 países

Compartilhe:

Ferramenta de Inteligência de Mercado da Agência identifica 45 mil oportunidades para produtos brasileiros em 175 países e apoia empresas na busca por novos mercados. O assunto é um dos temas da nova webserie Destino Exportação

Da Redação (*)

Brasília – As recentes tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos estrangeiros acenderam o alerta sobre os desafios do comércio internacional e a importância de diversificar mercados para exportação. “Buscar novos destinos comerciais deixou de ser apenas uma opção de crescimento e passou a ser uma estratégia essencial de resiliência e competitividade”, destaca Igor Celeste, gerente Regional da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Ele reforça que, ao atuar em diferentes mercados, as empresas reduzem riscos e aumentam sua competitividade.

Criado em 2015, o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil permite analisar o desempenho das exportações em 175 países – representando 98,8% do comércio global. A ferramenta cruza dados de importações mundiais com informações sobre a competitividade brasileira, mostrando oportunidades e tarifas aplicadas aos produtos, além de comparar resultados com concorrentes. Em 2024, a ferramenta teve mais de 6.500 acessos.

Neste mês, o Mapa foi atualizado apresentando 45 mil oportunidades de exportação para produtos brasileiros. Entre os destaques, está a região da América do Sul com cerca de 14 mil oportunidades. Para a União Europeia, foram identificadas 6.700 oportunidades, especialmente na Espanha, Alemanha e França. Já a China reúne 385 oportunidades.

“O Mapa permite identificar mercados alternativos com base em dados concretos, apoiando decisões estratégicas e contribuindo para a resiliência e expansão dos negócios no mercado internacional”, afirma Gustavo Ribeiro, gerente de Inteligência da ApexBrasil.

“Ao utilizar a ferramenta, uma empresa brasileira do setor de alimentos, por exemplo, que sempre exportou o seu produto para um determinado mercado, pode identificar uma crescente demanda pelo mesmo produto em países do Oriente Médio, no Canadá ou na Ásia, por exemplo, com condições competitivas de entrada. Assim, ela pode traçar uma nova estratégia de atuação e passar a exportar também para aquela região ou país, ampliando suas receitas e reduzindo sua dependência de mercados específicos”, completa Gustavo.

Destino Exportação

Exportar é um passo fundamental para empresas que buscam crescimento e competitividade. Mas diante de 190 países no mundo, como identificar o destino certo? Quais mercados têm interesse em determinados produtos e onde há espaço para crescer? Essas e outras dúvidas, que são comuns entre empresários e empresárias interessados em atuar no mercado internacional, motivaram a criação da websérie Destino Exportação, uma iniciativa da ApexBrasil em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que já está no ar.

Além de abordar as vantagens de quem exporta, o primeiro episódio destaca, por exemplo, de forma simples e didática, a importância de identificar o melhor destino para cada produto e mostra como ferramentas e programas da ApexBrasil auxiliam empresas nesse processo.

“Para definir o melhor país para exportar, a empresa deve considerar algumas coordenadas”, explica Igor Celeste que é o convidado do primeiro episódio da websérie. “A principal delas é a demanda: entender qual país tem demanda por determinados produtos e quais países não são adequados”. Como exemplo, Igor cita o mercado asiático, países como Japão e Coréia do Sul, que possuem grande demanda pelo setor de cosméticos. Como o Brasil produz muitos cosméticos naturais, então estes são vistos como mercados estratégicos.  “Outra coisa é a competitividade: a empresa precisa entender as barreiras que ela pode enfrentar, que tipo de logística é a mais adequada e os preços que ela pode aplicar nos diferentes países para ser competitiva”, completa Igor.

Ele lembra que a ApexBrasil oferece diversas ferramentas para ajudar nesse mapeamento. “A Apex tem milhões de dados de países e mercados internacionais, acessíveis na ferramenta Mapa de Oportunidades, além de estudos como o Perfil País de diversos mercados, e programas como o Exporta Mais Brasil”. Ele destaca que todas essas ferramentas estão disponíveis de forma gratuita no portal da Agência, na área de Inteligência de Mercado, e que atendem tanto empresas que querem começar a exportar como aquelas que já exportam, mas buscam novas oportunidades para expandir.

Estudos estratégicos

A ApexBrasil também disponibiliza estudos estratégicos para apoiar empresas brasileiras na expansão internacional, como os Perfis de Comércio e Investimentos de diferentes países e blocos comerciais, além de análises específicas sobre cenários relevantes para o país.

Um exemplo recente é o estudo Diversificação de Mercados por Estados Brasileiros, lançado em setembro, que analisa o impacto das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros e identifica mercados alternativos para os itens e estados mais afetados. A publicação oferece dados práticos que ajudam os empresários a planejar a diversificação de destinos, reduzir riscos e ampliar competitividade no comércio exterior.

Websérie Destino Exportação 

Criada para apoiar empresários brasileiros que desejam iniciar sua jornada no mercado internacional, a websérie Destino Exportação foi lançada este mês e terá dois episódios por semana. Apresentada pela atriz e influenciadora Luana Xavier, que recebe convidados especialistas em cada episódio, a websérie foi desenvolvida a partir das perguntas mais frequentes que a ApexBrasil recebeu ao longo do ano pelas redes sociais e pela Central de Atendimento ao Cliente, de empresários interessados em exportar, mas que ainda não sabem por onde começar. As respostas foram transformadas nesta série de conteúdos práticos e acessíveis, que conversam diretamente com empreendedores que desejam iniciar sua jornada rumo ao mercado internacional.

(*) Com informações da ApexBrasil

Tags: