Seminário Empresarial Brasil-China, em Pequim, terá participação de Lula e mais de 400 empresários dos dois países
O evento, realizado pela ApexBrasil, MRE e MDIC, integra a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China e contará com a presença do primeiro-ministro chinês, Li Qiang
Da Redação (*)
Brasília – No contexto da visita oficial do presidente Lula à China –12 e 14 de maio–, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com o apoio do Conselho Empresarial Brasil-China, realizarão, no dia 12 de maio, o Seminário Empresarial China-Brasil: Fortalecendo a Parceria Estratégica.
O encontro acontecerá em Pequim, das 9h30 às 18h (horário local), e contará com a presença do presidente Lula, do primeiro-ministro chinês, Li Qiang, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, da presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, além de autoridades brasileiras e chinesas e cerca de 400 empresários dos dois países. Este será o 14º encontro empresarial internacional que a ApexBrasil realiza desde o início do governo Lula.
O objetivo do seminário é discutir a ampliação das relações comerciais entre os dois países. Publicado este ano, o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou 400 oportunidades para exportações brasileiras na China, incluindo petróleo, ferro, soja, celulose, aço, cobre, carnes bovina e suína, trigo e centeio, açúcar, café, máquinas e equipamentos, motores e medicamentos.
“Fazer negócios com a China significa acesso a um dos maiores mercados consumidores do mundo, com demanda crescente por alimentos de qualidade e produtos diferenciados”, afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que abrirá o Seminário.
Em destaque, a agenda multissetorial do Seminário
A agenda inclui mesa de abertura, painéis e cerimônia de encerramento. Os painéis abordarão as seguintes temáticas: Investimentos e novas oportunidades de financiamento; Transição energética e sustentabilidade; e Segurança alimentar. Haverá também uma Sessão Ministerial com a participação dos ministros dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; dos Transportes, Renan Filho; e outros ministros a confirmar. Também há previsão de participação do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
A China – segunda maior economia do mundo – é o principal investidor asiático no Brasil e o principal destino das exportações brasileiras, respondendo por 28% do valor total exportado e por 41,4% do superávit comercial do Brasil. Commodities como soja (33,4%), petróleo bruto (21,2%) e minério de ferro (21,1%) representaram 75,6% do total exportado pelo Brasil ao país.
No ano passado, o Brasil se consolidou como o maior fornecedor de carne bovina, carne de aves, soja, celulose e açúcar para os chineses. A diversificação da pauta exportadora é um dos objetivos do governo brasileiro, que vê potencial para exportações de proteína animal, café e produtos de maior valor agregado, como alimentos industrializados e bioenergia.
SERVIÇO:
Seminário Empresarial China-Brasil
Data: 12 de maio de 2025
Local: Hotel St. Regis Beijing, Astor Ballroom – 21 Jianguomenwai Dajie, Beijing, Beijing, China, 100020
Inscrição: Link (corporativo)
(*) Com informações da ApexBrasil