Jorge Viana, presidente da ApexBrasil. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Plataforma Brasil Exportação: 6 meses de apoio ao comércio exterior brasileiro

Compartilhe:

Da Reação (*)

Brasília – Há exatos 6 meses, a Plataforma Brasil Exportação, operada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) foi oficialmente lançada, marcando uma nova era no apoio ao comércio exterior brasileiro.

Segundo a ApexBrasil, durante esse período, foram  registrados importantes marcos e conquistas que beneficiaram não apenas as empresas exportadoras do país, mas também as instituições que atuam para promover os produtos brasileiros no exterior.

Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o primeiro semestre já demonstra o impacto que a Plataforma pode ter nos negócios dos exportadores brasileiros.

“A nossa Agência está cada vez mais digital, e a Plataforma Brasil Exportação faz parte desse nosso esforço para simplificar a vida de quem quer alcançar mercados internacionais. E a parceria com os principais atores de comércio exterior do Brasil garante praticidade para os empresários”, destaca.

O presidente Ricardo Alban da Confederação Nacional da Indústria (CNI), instituição partícipe da Plataforma, conta que a ferramenta também está alinhada ao Mapa Estratégico da Indústria 2023/2032.

“Oferecer serviços de internacionalização e capacitação nos temas de comércio exterior em um só lugar, com facilidade e rapidez, é o que a faz ser diferente e realmente útil. Essa ferramenta tem o potencial de promover a diversificação da economia brasileira e fortalecer a presença do Brasil no comércio global”, afirma.

Resultados para as Empresas Brasileiras Exportadoras

Nos últimos 6 meses, a Plataforma Brasil Exportação se tornou uma aliada essencial das empresas brasileiras que buscam expandir seus horizontes e conquistar mercados internacionais. Com mais de 45 mil acessos, nossa plataforma proporcionou uma ampla gama de informações e oportunidades comerciais que impulsionam as 1500 empresas já cadastradas. Essa ferramenta fundamental conecta exportadores brasileiros às instituições que apoiam as exportações, promovendo a internacionalização e o crescimento sustentável dos negócios.

Nela, os usuários encontram mais de 600 serviços relacionados ao comércio exterior, incluindo cursos, estudos, feiras e eventos de promoção comercial. Há conteúdos e oportunidades para empresas de todos os portes e setores, aproximando o universo das exportações da realidade dos empresários brasileiros.

Impacto nos Partícipes e Parceiros da Plataforma

A Brasil Exportação beneficia diretamente as empresas exportadoras e também traz impactos positivos para os partícipes e parceiros, que encontram nela um importante canal para divulgação dos seus serviços.

Além da ApexBrasil, operadora da plataforma, e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), idealizador do projeto, instituições que desempenham papel-chave na jornada de exportação também são parceiros da plataforma e usam a ferramenta para ampliar o alcance das suas iniciativas, como o Sebrae, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Itamaraty.

A colaboração entre governo, entidades e setor privado tem sido fundamental para o sucesso da Plataforma Brasil Exportação, destacando nosso compromisso conjunto com o desenvolvimento econômico e a promoção do comércio internacional.

Lançamentos e Novidades

Dois grandes lançamentos da Plataforma foram a Megatrilha Digital da Exportação, um guia abrangente com os passos necessários para exportar, desde a preparação inicial até a promoção comercial, e o Calendário Brasileiro de Promoção Comercial, uma ferramenta essencial para acompanhar as principais feiras e eventos de comércio internacional com participação de delegações brasileiras, através de uma busca simples e intuitiva.

Estas duas funcionalidades reúnem soluções práticas e rápidas em um único lugar, uma proposta de valor da plataforma.

(*) Com informações da Plataforma Brasil Exportação

Tags: