Sinop (MT) – Ao participar na manhã de hoje (19), da abertura do Fórum Brasil Central do Agronegócio, em Sinop (MT), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, enalteceu a produção brasileira do agronegócio e afirmou que o país se supera a cada ano.
“Estamos melhorando a cada ano e, em 2013, crescemos economicamente 11% em relação ao ano passado. Hoje produzimos soja em maior quantidade que os americanos, pois nossa produção é altíssima. Temos sementes, defensivos agrícolas, além de clima bom para as culturas”, disse.
Antônio Andrade também relatou os avanços da armazenagem. No Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014 estão sendo destinados R$ 25 bilhões para financiamentos de armazéns privados, a juros de 3,5% ao ano e prazo de até 15 anos para pagamento.
Segundo o ministro, a principal questão do agronegócio brasileiro hoje é o escoamento da produção, feito em boa parte pelo modal rodoviário. Em parceria com demais ministérios, Andrade relatou que quer melhorar as rodovias e escoar a produção também por ferrovias e hidrovias.
“Hoje nossa produção vai toda para o Porto de Santos. Agora com a construção da BR-163 podemos levar nossa produção para o norte, em Santarém. Vamos crescer muito com esta parceria com os ministérios, melhorando a nossa logística”, finalizou.
Esta é a primeira edição do fórum, que acontece entre os dias 19 e 20 de setembro, em Sinop. Serão debatidos os caminhos do agronegócio, como o atendimento das demandas do setor, os rumos e como equilibrar o incremento da produção com a sustentabilidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social