Foto: Gov.br

MDIC envia missão à Coreia do Sul para fortalecer parceria em comércio e investimentos

Compartilhe:

Secretário executivo conheceu a nova estratégia digital coreana, projetada como motor do desenvolvimento econômico do país; também houve visitas à Hyundai, Hana Micron e Posco

Brasília – Após agendas em Genebra e China, a missão internacional do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)  começou na quarta-feira (22), visitas institucionais em Seul, na Coreia do Sul.

Na primeira agenda no país, o secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, participou de uma reunião bilateral com o vice-ministro de Ciência e Tecnologia da Informação e Comunicação da Coreia do Sul, Kang Dohyun.

A reunião, solicitada pelo órgão brasileiro, teve como objetivo conhecer a  nova estratégia digital coreana, projetada como motor do desenvolvimento econômico do país. Nos últimos anos, o ministério coreano vem se concentrando no “New Deal Digital”, que envolve o desenvolvimento de tecnologias de ponta em áreas como big data, segurança cibernética e inteligência artificial.

Os coreanos apresentaram suas experiências em semicondutores, economia digital e inteligência artificial, além de terem compartilhado sua visão sobre a inclusão de pequenas e médias empresas nesse contexto.

Foi possível debater ainda formas de cooperação nos setores da agroindústria e da saúde.

“Coincidimos em aprofundarmos a cooperação e o diálogo entre o MDIC e o MICT. O potencial de conexão das expertises coreana e brasileira com as tecnologias mais avançadas da inteligência artificial estão na nossa pauta e terão os nossos apoio e atenção”.

Ainda nesta quarta-feira, o secretário executivo do MDIC participou de três reuniões bilaterais com o setor produtivo local para identificar oportunidades de investimentos.  Uma delas com representantes da Hunday Motors, instalada no Brasil desde 2012, onde produziu, desde então, 2 milhões de veículos.

Também esteve na Hana Micron, principal empresa do setor de chips e semicondutores operando atualmente no Brasil, e única entre as estrangeiras a ter desenvolvido patentes no país. Por fim, a missão também se reuniu com representantes da  Posco, maior produtora de aço da Coreia, em visita à unidade de negócios dedicada à economia de hidrogênio.

A visita prosseguirá com a retomada do Conselho Cooperativo de Comércio e Investimento do MDIC com o Ministério de Comércio, Indústria e Energia (MoTIE) da Coreia, para discutir instrumentos para impulsionar a cooperação.

(*) Com informações do MDIC

Tags: