Brasília – Promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a participação das oito empresas brasileiras na 38ª edição da Winter Fancy Food Show 2013 resultou em mais de 300 contatos com potenciais compradores do mundo inteiro. Essas negociações podem gerar para cada expositor US$ 1 milhão durante o ano de 2013.
Entre as participantes estão a Velho Barreiro que produz cachaça; a Mococa (produtos lácteos); Ducoco (água de coco); Globalbev (bebidas de frutas); Conap (mel e produtos apícolas); Brasilbev (energético de açaí); e a Frootiva BlueMacaw (granulado de frutas desidratadas). A feira ocorreu de 20 a 22 de janeiro, em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos.
De acordo com o diretor do Departamento de Promoção Internacional do Mapa, Marcelo Junqueira, a política do Ministério da Agricultura é diversificar as ações em mercados internacionais, como os Estados Unidos. “Nossa meta é explorar sempre novos mercados e regiões, visando levar produtos de qualidade”, disse. O diretor ressalta ainda que os produtos orgânicos e naturais se destacaram na feira. “Esses são muito bem aceitos pelos americanos. O açaí já é reconhecido como um produto diferenciado e de origem brasileira”, salienta Marcelo Junqueira.
O Cônsul Geral do Brasil em São Francisco, Eduardo Prisco, visitou a feira e aproveitou para trocar experiências comerciais com os expositores brasileiros.
A participação dos expositores brasileiros na Winter Fancy Food Show é uma parceria do Mapa, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA). Nesta edição de 2013, a feira reuniu 1.300 expositores de 35 países e regiões.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Mapa