Brasília – As exportações de gado vivo assumem crescente importância na balança comercial do estado do Pará. A exemplo do que aconteceu no ano passado, também em 2010 o Pará se consolida como o maior exportador nacional de bovinos vivos, sendo responsável pelo embarque de 95% de todas as vendas externas do País.
Nos primeiros sete meses de 2010 a exportação de boi vivo do Brasil cresceu 25,5% em relação ao mesmo período de 2009, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Assim, cada vez mais, esta atividade tem sido importante para a economia do estado. Em faturamento, as exportações de bovinos vivos do Pará, que representavam 4,68% de toda a exportação do estado nos primeiros sete meses de 2009, passaram a representar 6,18% nos primeiros sete meses de 2010.
Em 2010 o faturamento com as exportações de bovinos vivos só ficou atrás das exportações de minério de ferro, alumina calcinada e alumínio em forma bruta, totalizando quase US$ 340 milhões, considerando o estado do Pará.
Fonte: IMPE