Empresa de Rondônia exporta madeira para quatro países árabes e meta é vender ao Catar

Compartilhe:

São Paulo – Investindo na sustentabilidade da Amazônia, a Nova Lamy, empresa de Ji Paraná, em Rondônia, conquistou espaço no mercado de construção dos países árabes. A indústria já realizou exportações para Egito, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

“Começamos a exportar para o mercado árabe no ano de 2013. Nessa ocasião fornecemos um volume considerável de deck de ipê para uma obra no colégio de polícia do Kuwait”, conta Mário Alferes Filho, presidente da Nova Lamy.

Valéria Totti, proprietária da marca, explica que a entrada no mercado árabe se deu por meio da feira Index, evento voltado ao segmento de móveis e design de interiores que acontece em Dubai.

Ela é designer e foi à feira para promover suas peças de decoração. Aproveitando a ocasião, levou também catálogos das peças voltadas à construção e acabou fechando seus primeiros negócios no Oriente Médio. “Agora, quero tentar entrar no mercado do Catar”, revela a empresária, mostrando interesse em aproveitar as oportunidades que a Copa do Mundo de 2022 está abrindo no país do Golfo.

Totti diz que sua empresa exporta aos árabes principalmente compensados para construção naval e decks. Os compensados são usados em partes internas, divisórias, pisos e na decoração de interiores. Já os decks são usados para áreas de piscinas e píeres.

Sobre a produção da madeira usada na fabricação das peças, Totti faz questão de ressaltar que a extração é feita de maneira a preservar o meio ambiente e que a empresa investe no reflorestamento. “A madeira é totalmente oriunda de plantas de manejo sustentável. Estamos plantando 1,3 milhão de árvores para investir em matéria-prima”, diz.

De acordo com Alferes, a Nova Lamy produz, em média, dois mil metros cúbicos de madeira por mês, considerando os diversos produtos fabricados pela indústria. Entre eles estão lâminas, madeira serrada, madeira beneficiada, placas de compensados e outros.

“Geralmente, entre 40% e 60% da nossa produção é exportada”, destaca o executivo. Segundo ele, o melhor negócio que já fecharam com os árabes foi feito com o Kuwait. No total, Alferes diz que a empresa já fez embarques para mais de 25 países. “Os principais destinos têm sido os Estados Unidos e a Alemanha. No entanto, a África do Sul vem aumentando suas compras”, aponta.

Contato

Nova Lamy
Site: www.novalammy.com.br
E-mail: contato@novalammy.com.br
Telefones: +55 69 3422-2755/ +55 69 3422-0135

Fonte: ANBA

Tags: