Desenvolvida pela eCOMEX NSI, o Classificador de Atributos visa agilizar o processo, reduzir erros humanos e melhorar a conformidade
São Paulo – O Novo Processo de Importação realizado pelo governo brasileiro vem trazendo uma série de mudanças significativas e que visam a simplificação e integralidade da operação tanto pelo operador privado quanto pelos órgãos governamentais. Uma das mudanças foi a implementação da Declaração Única de Importação (DUIMP), que representa uma transformação fundamental nos processos de importação e traz consigo diversos impactos e benefícios para as operações comerciais internacionais.
A implementação não só da DUIMP, como também dos módulos de Catálogo de Produtos e LPCO, além de trazerem a simplificação e desburocratização, proporcionam maior transparência dos produtos por meio da definição de atributos. A classificação correta dos atributos deve constar nos módulos citados anteriormente e prestadas pelos operadores de comércio exterior de forma individualizada para cada part number. A classificação correta dos produtos é crucial para determinar as alíquotas de impostos, tarifas e outras obrigações tributárias associadas à importação.
Visando melhorar a eficiência e performance na classificação dos atributos, a eCOMEX NSI, empresa especializada na gestão de operações e processos de comércio exterior, amplia a capacidade do Digital Assistant, ferramenta que consolida tecnologia de inteligência artificial para transformar a indústria, e lança uma nova skill, o Classificador de Atributos.
O Digital Assistant – Attribute Classifier, efetua a pré-classificação automática de atributos com base na NCM e descrição do item, utilizando a inteligência artificial para uma classificação mais consistente e confiável. A ferramenta ainda permite o gerenciamento em tempo real de pendências e status de cada atributo ou item, oferecendo um panorama claro das atividades em andamento.
Contribui também para as auditorias internas, pois dispõe de toda a rastreabilidade das ações executadas para a classificação. Vale reforçar que o Digital Assistant também apresenta a skill Document Capture, que tem a capacidade de receber documentos e transformar informações não estruturadas em dados que podem ser processados por quaisquer aplicativos.
“As novas regulamentações do comércio exterior demandam agilidade e acuracidade na classificação de atributos para evitar atrasos e impactos financeiros nas compras do exterior. Acreditamos que soluções inovadoras e funcionais como essa ajudam o mercado a manter em compliance com a Receita Federal e evitar tais impactos.”, diz André Barros, CEO da eCOMEX NSI.
(*) Com informações da eCOMEX NSI