Rebeka Assis, diretora jurídica da B2Gether e apresentadora do evento.

Com palestrantes nacionais e internacionais, 1ª edição do Mulheres do Comex reúne mais de 120 participantes

Compartilhe:

Da Redação (*)

Brasília – Organizado pela B2Gether, empresa especializada em operações de câmbio, o evento teve seis horas de duração, com painéis de conteúdo sobre importação, despacho aduaneiro, marketing internacional, entre outros assuntos

Realizada na manhã da última segunda-feira (31/03), a primeira edição do Mulheres do Comex 2025 contou, de forma online, com a participação de mais de 120 mulheres inscritas, entre elas profissionais, estudantes, empresárias, professoras, gestoras e palestrantes que atuam no setor de Comércio Exterior no Brasil e em outros países.

O evento foi organizado pela B2Gether com a proposta de destacar, reconhecer e promover o talento e a força das profissionais femininas em um mercado tão relevante como o comércio exterior.

Segundo a empresa, que atua no mercado de câmbio intermediando e facilitando transações internacionais, a expectativa é que o evento ocorra todos os anos, sempre no mês de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

“O Mulheres do Comex 2025 foi um verdadeiro sucesso. As palestras foram incríveis, abordarem temas importantes e, sem dúvidas, valorizaram ainda mais a presença feminina em um segmento que sempre foi majoritariamente masculino. Nossa ideia é que o evento cresça e tenha mais palestrantes no ano que vem”, comenta Rebeka Assis, diretora jurídica da B2Gether e apresentadora do evento.

Veja como foi o Mulheres do Comex 2025

Realizado das 9 às 12 horas, o Mulheres do Comex foi transmitido ao vivo e teve, ao todo, seis painéis de conteúdo. A primeira palestra foi conduzida pela Fernanda Steffens, graduada e pós-graduada em Comércio Exterior e Logística Internacional. A especialista abordou quais os KPIs (indicadores) para Comércio Exterior que devem ser acompanhados de modo a manter a eficiência das operações.

Na sequência, subiu ao palco online do evento a Astrid Flores, que atualmente é responsável pelo setor de comércio exterior da Drazzo, marca de moda masculina. Ela falou sobre os desafios e boas práticas do setor de comex na integração com os demais setores da empresa.

A terceira palestra foi ministrada pela Helena Rocha, que atua na NSL Brasil e é criadora do grupo “Conexão Comex”. Com formação em Comércio Exterior, a especialista destacou no evento a importância da comunicação pessoal e profissional para ter sucesso no comex.

Diretamente da Itália, o quarto painel foi liderado pela empresária Silvana Gonçalves. Formada em Comércio Exterior e mestre em Logística pela Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão, ela é fundadora do Studio Dibea e falou bastante no evento sobre marketing internacional e as formas de elaborar um plano eficaz no setor de comex.

O painel seguinte do evento, conduzido pela Paula Batista, abordou temas muito importantes no processo de importação de mercadorias, como a classificação fiscal, os regimes aduaneiros e o papel do despachante nessa cadeia. Paula é uma profissional do Comércio Exterior com Pós-Graduação em Direito Internacional e Direito Aduaneiro, credenciada pela RFB como Despachante Aduaneiro. No momento, ela trabalha na ASN Cargo Logistics.

Quem fechou a programação do evento foi a advogada Ana Carolina Leo, que trouxe os desafios, oportunidades e informações sobre desoneração tributária no processo de importação de medicamentos por excepcionalidade. Além da formação em Direito, Ana é técnica em Despacho Aduaneiro pela Abracomex, tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é mestranda em Direito e Negócios Internacionais pela Universidad Europea Del Atlantico, da Espanha.

A gravação completa do Mulheres do Comex 2025 está disponível no YouTube da B2Gether. Para assistir, basta acessar o link: https://www.youtube.com/live/BzccMoaGISE?si=hFHtAhyNqKn8-bkw

(*) Com informações da B2Gether

 

Tags: