Certificação de qualidade e melhores práticas avança nas empresas do setor solar

Compartilhe:

São Paulo – A busca por certificação de qualidade e melhores práticas empresariais tem sido uma constante no mercado de energia solar fotovoltaica no País. Lançado recentemente, o programa “Qualidade ABSOLAR”, iniciativa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) que busca promover a competitividade saudável entre as organizações do setor que atuam no Brasil, acaba de registrar um total de dez empresas certificadas nos últimos meses.

O programa de certificação da ABSOLAR tem adesão voluntária e é avaliado por um organismo totalmente independente a partir de critérios elaborados pelo setor. Esse reconhecimento demonstra que os serviços dessas empresas proporcionam segurança, qualidade, desempenho e satisfação aos seus clientes.

Atualmente, 20 empresas estão em processo de avaliação, entre distribuidores de equipamentos, importadores, instaladores, integradores, operadores, fabricantes e consultorias. A entidade já recebeu, ao todo, mais de 200 companhias que solicitaram propostas para o processo de certificação, que dura, em média, de 30 a 40 dias entre avaliação documental, análise in loco, aprovações e validações.

Para a ABSOLAR, a certificação já concedida às empresas é um exemplo para as demais companhias do setor no País e um marco no avanço continuado do mercado fotovoltaico brasileiro. Dessa forma, consolida-se assim o papel crucial do setor privado na evolução permanente das operações, dos projetos e dos serviços.

O programa conta com requisitos específicos para sete segmentos diferentes de atuação: distribuidores de equipamentos, importadores, instaladores, integradores, operadores, fabricantes e empresas que oferecem treinamento.

“O mercado solar fotovoltaico avança com força no Brasil, com a popularização da tecnologia e demanda crescente dos consumidores. Novas empresas surgem diariamente e a competição é cada vez mais acirrada. Por isso, quem atua no setor solar precisa demonstrar a qualidade de seus processos, produtos e serviços, para se diferenciar da concorrência e conquistar seus clientes”, explica Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR.

“Além de contar com a chancela e credibilidade da entidade nacional do setor solar, a certificação Qualidade ABSOLAR traz aos participantes um importante diferencial de mercado, demonstrando a solidez e qualidade das empresas e elevando a confiança de seus clientes para fechar novos negócios”, complementa Sauaia.

A ABSOLAR estruturou esta iniciativa dentro do chamado mecanismo de designação, processo em que uma entidade reconhece a capacidade e autoriza empresas certificadoras especializadas e independentes a realizarem análises e avaliações de qualidade e segurança dentro dos parâmetros pré-estabelecidos no programa.

São três níveis de adesão, que contemplam certificação para empresas que atendam aos requisitos A – básico, AA – intermediário e AAA – avançado (mais completo). O ciclo de certificação é de 36 meses e as empresas podem solicitar ingresso em qualquer um dos níveis previstos.
(*) Com informações da ABSOLAR

Tags: