Campinas – Apesar de a receita obtida com as vendas externas do produto ter crescido 9,35% no primeiro semestre do ano, a carne de frango recuou da quarta para a quinta posição no ranking dos principais produtos exportados pelo Brasil, segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A relação é liderada pelo minério de ferro, seguido pela soja em grão, petróleo e açúcar em bruto.
De acordo com técnicos do setor, é importante ressaltar que essa perda de posição da carne de frango não decorre de recuo na exportação mas de aumentos significativamente maiores obtidos pela soja em grão (+16,06% em relação ao mesmo semestre de 2012) e, principalmente, pelo açúcar em bruto (+27,08%).
Na verdade, a receita cambial da carne de frango no semestre aumentou 9,35% (considerado apenas o produto in natura), resultado que fez com que sua participação na receita cambial global aumentasse de 2,8% no ano passado para 3,2% no corrente exercício, o que significou incremento de quase 12%.
Fonte: Avisite