Café representa 6,9% nas exportações agrícolas brasileiras de janeiro a março de 2013

Compartilhe:

Brasília – O café representou 6,9% de todas as exportações do agronegócio brasileiro de janeiro a março de 2013. O resultado faz parte do Informe Estatístico do Café, publicado mensalmente pelo Departamento do Café da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Spae/Mapa).

A receita cambial do café verde representou 6,1% no volume de recursos do total das exportações. Segundo o diretor do Departamento do Café do Mapa, Edilson Alcântara, houve uma diminuição no valor de receitas em 21,7% em função da queda de preços. “No entanto, o produto apresentou aumento na quantidade exportada, em 10%”, disse.

O principal comprador de café verde brasileiro continua sendo a Alemanha, que apesar de ser o principal destino das exportações da produção nacional, apresentou queda de janeiro a março de 2013 de 27,3%. O segundo principal importador foram os Estados Unidos, país que também teve um recuo de 17,02% nas compras do grão. Porém, o volume embarcado aumentou para o Japão (75,97), para a Turquia (16%).

De acordo com o relatório mensal, o consumo brasileiro de café em 2013 é estimado em 21 milhões de sacas, contra 20,3 milhões de sacas em 2012. Os estoques do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira) estão, atualmente, em 14 mil sacas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Mapa

Tags: