Brasília – O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, e o embaixador do Irã no Brasil, Mohammad Ali Ghanezadeh, reuniram-se nesta sexta-feira (18), em Brasília, para assinar o memorando de entendimento que cria o Comitê Consultivo Agrícola (CCA) entre os dois países.
Com a criação do Comitê Consultivo Agrícola, Brasil e Irã esperam intensificar o diálogo e ter mais dinamismo nas relações comerciais, ressaltou o ministro interino. O CCA será co-presidido pelo secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Odilson Ribeiro e Silva, e por um representante do governo iraniano.
Mecanismo de consultas
O Comitê Consultivo Agrícola é um mecanismo de consultas para assuntos de interesse bilateral. Trata-se de instrumento que serve para o estreitamento das relações governamentais, no qual são abordados temas comerciais, sanitários, fitossanitários, questões não-tarifárias (sustentabilidade, agregação de valor etc.), promoção comercial e cooperação.
Nesta semana, o ministro Blairo Maggi anunciou que o Brasil e o Marrocos também devem criar um Comitê Consultivo Agrícola.
Fonte: Mapa