Brasília – O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota oficial comemorando a decisão do governo de Myanmar de aceitar os Certificados Sanitários Internacionais para carnes bovinas e de aves propostos pelo Brasil. Na prática, a medida significa a abertura de um mercado de 51,4 milhões de pessoas para as carnes brasileiras e certamente contribuirá para aumento expressivo do comércio entre os dois países.
A íntegra da da nota é a seguinte:
O Governo brasileiro recebeu, com grande satisfação, a decisão das autoridades de Myanmar de aceitar os Certificados Sanitários Internacionais para carnes bovinas e de aves propostos pelo Brasil, após esforços conjuntos dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das Relações Exteriores.
A medida propiciará a intensificação do comércio bilateral, com benefício para os produtores brasileiros, mediante geração de emprego e aumento de renda, e para os consumidores em Myanmar, que terão acesso a carne de alta qualidade e preços competitivos.
O mercado de Myanmar
País de 51,4 milhões de habitantes e PIB de US$ 244 bilhões – abre consideráveis perspectivas para os exportadores brasileiros. A aprovação dos Certificados confirma a eficácia dos controles sanitários brasileiros, bem como a qualidade e a sanidade do produto nacional, já reconhecida por outros parceiros comerciais.
Fonte: Itamaraty