ApexBrasil lança nesta sexta-feira (10) novo podcast com experiências exportadoras

Compartilhe:

 

Com o slogan “Na Apex você pode”, o programa vai apresentar histórias inspiradoras de quem alcançou mercados internacionais e dicas para quem quer começar. O primeiro episódio é sobre mulheres que já atuam no comércio exterior e traz a história de sucesso de uma empresária do Norte que está conquistando o mundo com o “Tremidão”, um estimulante sexual de jambu

Da Redação (*)

Brasília – Começa nesta sexta-feira (10) a primeira temporada do ApexPod, o novo podcast da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa estará disponível em todos os tocadores de podcasts do país, com novos episódios toda semana.

Com o slogan “Na Apex você pode”, o ApexPod vai apresentar histórias inspiradoras de empresárias e empresários brasileiros que, mesmo achando que era impossível, conquistaram o comércio exterior. Cada episódio apresentará informações relevantes sobre o universo da exportação, com a participação de especialistas que vão explicar como a ApexBrasil pode ajudar empresas a conquistarem o mundo.

“Ao mostrar os projetos que deram certo, relatados pelos próprios empresários e empresárias que passaram por todo o processo da exportação, a ideia é estimular os brasileiros e brasileiras a buscarem novos mercados para seus produtos e mostrar como a ApexBrasil pode ajudar essas empresas”, explica o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. “São muitas histórias interessante de empreendedores que a Agência vem apoiando, e muitas informações que os nossos especialistas podem oferecer e que vão ajudar aqueles que querem saber como alcançar o comércio internacional”, conclui.

A primeira temporada do ApexPod terá oito episódios de 30 minutos. Os programas serão lançados às sextas-feiras. Amanhã (10), o primeiro episódio será sobre empresas brasileiras lideradas por mulheres e os desafios que elas enfrentam no comércio internacional.

De acordo com estudo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, apenas 14% das empresas brasileiras são formadas majoritariamente por mulheres. Para mudar essa realidade, no ano passado, a ApexBrasil lançou o Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) com uma série de ações que visam estimular empresárias a buscarem o mercado exterior.

“É muito mais difícil para uma mulher ter um ambiente para vender, ter um espaço para vender. Por isso que programas como esse, dedicado para mulheres e os negócios internacionais, é fundamental para dar mais oportunidades para as empresárias desenvolverem os seus produtos e seus serviços, para que possam vender mais”, afirma a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, durante entrevista no episódio em que ela também conta como surgiu a ideia de criar o Programa.

Além de Ana Repezza, no primeiro episódio os apresentadores Aarão Prado e Deborah Fortuna entrevistam também Ana Fontes, presidente e fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), que é parceira da ApexBrasil no MNI.

“A gente entendeu há muitos anos que a Independência financeira, a Liberdade financeira, é importante para todo mundo, mas para as mulheres é absolutamente fundamental. Uma mulher que é dona do seu dinheiro, ela é dona das suas decisões, ela é dona da sua vida. A gente acredita muito nisso e a gente acredita muito que as mulheres vão de fato transformar o mundo”, disse Ana Fontes durante o programa que estará disponível na sexta-feira (10), a partir das 9h30, em todos os tocadores de podcasts.

Histórias inspiradoras

O primeiro ApexPod conta duas histórias de mulheres empreendedoras da região Norte que começaram pequenas e já conquistaram o mundo com o apoio da ApexBrasil. Uma delas é a Joana Martins, fundadora da Manioca, uma empresa de molhos que incorporam a riqueza dos sabores, ingredientes e a diversidade cultural do Norte., A Manioca busca fortalecer as comunidades e a cadeia de produção amazônicas, oferecendo o melhor e mais saudável da região para o Brasil e – por que não? -, para o mundo.

“Eu percebi que aquilo que na Amazônia pra gente é muito comum, que são os alimentos que a gente consome, fora daqui eram completamente desconhecidos. E aí veio a vontade de fazer algo para mudar essa realidade”, conta Joana. Ao longo do episódio, a empresária relata toda a sua trajetória até chegar aonde está: além das redes de supermercados no Brasil inteiro, a Manioca já fez exportações para mais de 9 países, passou por feiras internacionais e hoje tem clientes regulares na França e nos Estados Unidos.

Outra história inspiradora que o primeiro ApexPod traz é da empresária paraense Tatiana Sinimbu, uma arquiteta que deixou a carreira para empreender com produtos feitos à base do jambu. Ela começou a criar extratos que incorporassem a experiência completa da erva, unindo a praticidade, durabilidade e a originalidade, mas que tivessem algo que é obrigatório quando se fala do jambu — os estímulos sensoriais. Foi assim que surgiu o “Tremidão”, um lubrificante natural que tem conquistado usuários de diversos lugares do Brasil e do mundo.

“As pessoas começaram a usar e caiu no boca a boca, foi se espalhando porque ele realmente tem efeitos interessantes. O jambu é um vibrador natural. Então eu até brinco que é como tomar um tacacá lá por baixo”, relata Tatiana.

Ao longo do episódio, ela conta como o apoio da ApexBrasil foi fundamental para que o seu produto ultrapassasse fronteiras. “A Apex me proporcionou ir a Nova York, para uma feira de produtos naturais que foi uma experiência incrível, que me gerou muitos frutos legais”, afirma. Além do sucesso nas vendas, o “Tremidão” também conquistou prêmios nacionais e na Alemanha. Tatiana disse que não vai parar de conquistar mais espaço enquanto ela não tremer o mundo todo.

Próximos episódios

Entre os temas abordados nos próximos episódios estão: o programa “Exporta Mais Brasil”; “Design Export; o boom dos Cafés Especiais; “Plataforma Brasil Exportação”; Especial G20; feiras internacionais; e ainda um episódio inteiro sobre os primeiros passos para exportação e os principais programas da Agência para empresas iniciantes nessa jornada.

O ApexPod pode ser ouvido nas seguintes plataformas de áudio:

Spotify

https://open.spotify.com/episode/05h9JaxZYvaeDcGkO8v30c?si=a75b214952974c74& nd=1&dlsi=5eed9b663bd140d9

YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=0pTNyURKSCU&list=PLCePGH69PBjyltRgVRnnf7v 9A2ZODccQv

YouTube Music

https://www.youtube.com/playlist?list=PLCePGH69PBjyltRgVRnnf7v9A2ZODccQv

Apple

https://podcasts.apple.com/us/podcast/apexpod-o-novo-podcast-daapexbrasil/id1509548866?i=1000654451147

Deezer

https://deezer.com/show/1000915482

Amazon

https://music.amazon.com.br/podcasts/d9eb2d4e-556b-43a1-b5f3- 4de64fcf1090/apexcast

(*) Com informações da ApexBrasil

Tags: