ApexBrasil e Sebrae lançam programa inédito de incubação de startups em Portugal

Compartilhe:

O lançamento aconteceu no Escritório da ApexBrasil na capital portuguesa durante o Web Summit Lisboa 2025, que reúne quase 400 empresas inovadoras brasileiras no maior evento de tecnologia e inovação_

Da Redação (*) A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou oficialmente, nesta terça-feira (11), o Programa de Incubação de Startups em Portugal, uma iniciativa inédita. O anúncio foi feito pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e pelo presidente do Sebrae, Décio Lima, no Escritório da ApexBrasil em Lisboa, logo após a cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil no Web Summit 2025.

O Programa vai abrir as portas do Escritório da ApexBrasil em Lisboa – inaugurado em 2025 dentro da estratégia de fortalecimento da presença brasileira na Europa -, localizado em região estratégica na capital portuguesa, para dez startups brasileiras desenvolverem, presencialmente, seus projetos de expansão internacional, promoção comercial e atração de investimentos em Portugal e em outros mercados europeus. A primeira turma será iniciada em 2026, com duração de até nove meses.

“Dez empresas vão passar nove meses aqui em Lisboa, no nosso escritório da Apex, buscando se internacionalizar, com uma agenda de trabalho intensa. Ano que vem virão outras dez. Essa é uma grande oportunidade, e nós estamos dando um passo à frente do Web Summit, mostrando que o Brasil é um parceiro global confiável e inovador”, afirmou Jorge Viana durante o lançamento.

As dez startups selecionadas foram escolhidas entre 108 empresas de alto potencial internacional, previamente identificadas pela curadoria do Web Summit e pela plataforma global de inovação Plug and Play, parceira da Agência na seleção. Desse grupo inicial, 30 empresas avançaram para a etapa final, da qual saíram as dez escolhidas para integrar o programa de incubação. O anúncio das selecionadas ocorreu durante a cerimônia de lançamento.

Confira as empresas selecionadas: AIPER, BioTech (SP); Beeviral, MarTech (RJ); Wood Chat, ClimaTech (AC); BioLinker, BioTech (SP); Just Travel, TravelTech (BA); Hope, AgriTech (SP); PixNow, FinTech (SP); SleepUp, HealthTech (SP); SST, DeepTech (SP); e 593iCAN, Indústria (SP).

Durante o lançamento, o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou a importância da parceria. “O Sebrae está aqui junto com a Apex porque esse é um mundo que não tem mais volta. Se nós não tivermos um mecanismo de indução, que é o papel do Sebrae, do espírito empreendedor e de preparação para o mercado globalizado, não estaremos cumprindo com responsabilidade a nossa tarefa”, disse.

Abertura do Pavilhão Brasil no Web Summit

O Pavilhão Brasil no Web Summit Lisboa 2025 foi inaugurado por Jorge Viana e Décio Lima no início da tarde. A cerimônia marcou o início das atividades da delegação brasileira no evento que é um dos maiores encontros globais de tecnologia e inovação da Europa. Organizada pela ApexBrasil, Sebrae e outras entidades parceiras, a presença do Brasil no Web Summit 2025 conta com quase 400 startups e empresas inovadoras de todas as regiões do país.

Dirigindo-se à plateia do Pavilhão Brasil, Jorge Viana destacou o papel do país na agenda global de inovação e sustentabilidade. “É muito bom ver o rosto de cada um de vocês aqui. Eu e o Décio viemos direto da COP, que está sendo um sucesso, o Brasil voltou a ser protagonista nesse tema. Cuidar do clima, enfrentar a crise climática e inovar são agendas que caminham juntas. Inovar também é uma forma de ajudar o planeta e a sociedade a viverem melhor, e muitos de vocês estão fazendo exatamente isso”, afirmou.

Viana destacou que a presença brasileira no Web Summit reflete a visão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de recolocar o país no centro das grandes agendas globais. “Essa presença nossa aqui no Web Summit traduz o sentimento que o presidente Lula tem nos pedido: o Brasil de volta ao mundo, se mostrando, dialogando, construindo boas parcerias. Só nós, da Apex, já realizamos 18 encontros empresariais com a participação dele, os últimos na Indonésia e na Malásia, do outro lado do planeta. Tudo isso com o propósito claro de reforçar o papel do Brasil nas agendas internacionais. O Brasil presidiu o G20, preside os BRICS e sedia a COP 30. É muita responsabilidade, mas também uma grande oportunidade para o nosso país”, destacou.

Ao lado de Viana, Décio Lima ressaltou o papel do Brasil como referência mundial em sustentabilidade e desenvolvimento equilibrado. “Vivemos um momento extraordinário. A economia, de forma cartesiana, nos mostra isso: temos deflação, pleno emprego, saímos do mapa da fome. Somos o único país do mundo com seis biomas e, portanto, um exemplo vivo do conceito de sustentabilidade. Somos também o único país com 87% de consumo de energia limpa. Hoje, o Brasil é uma verdadeira escola para salvar o planeta, não apenas pela Amazônia, mas pelo exemplo do que construímos historicamente, com amor e respeito às árvores, à natureza, aos rios e a tudo aquilo que, diferente de muitos lugares do planeta”, destacou.

Décio Lima também destacou o trabalho conjunto entre as instituições brasileiras e o espírito de união que marcou a presença do Brasil no evento. “Quero agradecer aqui toda essa produção que a gente aglutinou com os Sebraes de todo o Brasil, com a Apex, com as entidades empresariais, com as áreas de fomento, com tudo aquilo que nos permite dizer aqui, em Lisboa, uma expressão que é verdadeira: nós somos um abelheiro. Somos a produção da doçura, de um mundo melhor, de uma vida melhor, desse mel com o qual a gente vai tocar a vida, não no futuro, mas já no presente da humanidade”, afirmou.

“Eu estou vibrando com o sucesso de todas as empresas que estão aqui no Web Summit, porque o sucesso de vocês é o nosso sucesso, é o sucesso do nosso querido Brasil”, finalizou Jorge Viana.

Vitrine da inovação nacional

Instalado na MEO Arena, o Pavilhão Brasil é o principal espaço de visibilidade institucional e comercial das startups brasileiras no Web Summit Lisboa 2025. O ambiente reúne painéis, pitch sessions, encontros de negócios, mentorias e ações voltadas à promoção de soluções tecnológicas, à geração de parcerias estratégicas e ao fortalecimento da imagem do Brasil como polo global de inovação, criatividade e sustentabilidade.

Até o dia 13 de novembro, as startups participantes terão oportunidade de apresentar soluções escaláveis e sustentáveis, com alto potencial de internacionalização, em áreas como tecnologia verde, inteligência artificial, saúde digital, agritech, fintech, indústria criativa e sustentabilidade.

Videocast no Pavilhão Brasil

Para ampliar o alcance da participação brasileira no Web Summit Lisboa 2025, estão sendo gravados três episódios do ApexPod em Movimento, videocast da ApexBrasil. As conversas abordam temas como inovação nas diferentes regiões do país, o papel de Portugal como porta de entrada para o mercado europeu e os aprendizados gerados pela presença do Brasil no evento. Os episódios serão transmitidos no canal da ApexBrasil no YouTube.

Seminário de Internacionalização

Nesta segunda-feira (10), a delegação brasileira participou do Seminário de Internacionalização, promovido pela ApexBrasil em parceria com o Sebrae. O encontro antecedeu a abertura do Web Summit Lisboa 2025 e reuniu mais de 500 participantes. Apoios à expansão global, fundos e investimentos em startups, incentivos à inovação em Portugal e estratégias de soft landing para empresas inovadoras brasileiras estiveram entre os temas debatidos.

(*) Com informações da ApexBrasil

Tags: