Da Redação (*)
Brasília – A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), promove em setembro duas iniciativas: a Rodada de Negócios Virtual do Setor Metalmecânico e a 3ª edição do Encontro de Negócios Mulheres na Exportação. O foco é ampliar a inserção de empresas brasileiras no comércio internacional,
De acordo com a gerente de Promoção Comercial da CNI, Tatiana Farah, essas ações são instrumentos fundamentais para fortalecer a competitividade e diversificar a base exportadora brasileira. “No caso das mulheres empreendedoras, reforçamos a importância da inclusão e da diversidade no comércio exterior. Já no setor metalmecânico, buscamos estimular a diversificação de mercados de exportação”, destaca.
Rodada e Encontro de Negócios
A Rodada de Negócios Virtual do Setor Metalmecânico, organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), será realizada nos dias 24 e 25 de setembro. O evento vai conectar empresas brasileiras do setor a compradores internacionais, especialmente da América do Sul, estimulando a integração em cadeias globais de valor, ampliando oportunidades comerciais e promovendo o intercâmbio de informações sobre tendências e demandas de mercado.
Já o Encontro de Negócios Mulheres na Exportação, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), acontece nos dias 23 e 24 de setembro, de forma totalmente online, por meio de plataforma de matchmaking. A ação busca estimular a presença feminina nos setores de cosméticos, alimentos e bebidas no comércio internacional. A programação inclui capacitação online sobre os benefícios da exportação, consultorias individuais e reuniões virtuais com potenciais compradores.
(*) Com informações da CNI