Foto: Arquivo/Xinhua/Peng Ziyang

Zonas de desenvolvimento da China atraem mais de 30 mil empresas estrangeiras

Compartilhe:

Nanjing – As zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico a nível estatal da China atraíram mais de 30 mil empresas financiadas por estrangeiros, anunciou nesta terça-feira o Ministério do Comércio.

O país tem atualmente 230 dessas zonas de desenvolvimento em 31 regiões de nível provincial, reunindo mais de 4 milhões de empresas, disse o ministério em um evento que promove essas zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico de nível estatal.

Mais de 300 empresas da Fortune 500 estabeleceram sedes ou centros de pesquisa nessas zonas de desenvolvimento.

No ano passado, as zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico a nível estatal geraram um PIB regional de 15 trilhões de yuans (US$ 2,08 trilhões), aumentando 117% em relação a 2013.

Essas zonas de desenvolvimento se tornaram uma plataforma vital para a integração econômica da China no sistema industrial global.

Chen Chunjiang, ministro adjunto do Comércio, disse no evento que a China considerará reduzir ainda mais, de forma razoável, a lista negativa para o investimento estrangeiro e fortalecer a abertura das indústrias de serviços modernos.

Chen disse que o país aumentará o apoio político para promover a inovação e atualizar as zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico de nível estatal.

O evento, realizado na cidade de Nanjing, no leste da China, foi coorganizado pelo Ministério do Comércio e pelo governo da Província de Jiangsu.

Como parte das atividades do “Ano do Investimento na China”, o evento convidou representantes de organizações internacionais, câmaras de comércio estrangeiras, zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico de nível estatal e empresas financiadas por estrangeiros para participar de diálogos e reuniões de matchmaking de projetos.

Com foco na economia digital, setores verdes e de baixo carbono e veículos de nova energia, o evento visa construir uma plataforma de comunicação para empresas financiadas por estrangeiros e zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico de nível estatal e fortalecer a cooperação em investimentos.

(*) Com informações da Agência Xinhua

Tags: