Débora Linhares e Hayrton Almeida Foto Visite Noronha/Divulgação

Visite Noronha completa 1 ano com avanços concretos na promoção turística do arquipélago

Compartilhe:

Com presença nacional e internacional, entidade se consolida como elo estratégico para a promoção sustentável do arquipélago

Da Redação (*)

Brasília – Neste mês de agosto, o Fernando de Noronha Convention & Visitors Bureau (Visite Noronha) celebra seu primeiro ano de atuação com importantes conquistas a serem comemoradas. Desde sua criação, a entidade tem se consolidado como um elo estratégico entre o setor público, a iniciativa privada e os principais mercados emissores do turismo, ampliando a visibilidade do arquipélago e promovendo ações integradas que já demonstram resultados concretos para o destino.

Ao longo dos últimos 12 meses, o Visite Noronha esteve presente em importantes feiras do setor, como ABAV Expo, Festuris, WTM Latin America e a Feira EBS. Também promoveu seu primeiro roadshow nacional, passando por duas cidades brasileiras (Recife e Rio de Janeiro), e participou de ações promocionais em outros quatro países, impactando diretamente mais de mil agentes e operadores de turismo.

Além das feiras e roadshows, a entidade apoiou a realização de famtours com profissionais do setor e imprensa especializada, aprofundando o conhecimento sobre a infraestrutura, os atrativos naturais e a hospitalidade local. O trabalho em sinergia com instituições como o Governo de Pernambuco, a EMPETUR e o Sebrae vem garantindo um posicionamento cada vez mais qualificado para o destino.

“Nesse primeiro ano, conseguimos construir uma governança representativa, ampliar parcerias estratégicas e manter Fernando de Noronha em evidência mesmo nos momentos mais desafiadores. Nosso compromisso é seguir promovendo o arquipélago com responsabilidade, propósito e visão de futuro”, afirma Hayrton Almeida, presidente do Visite.

Desde janeiro deste ano, o Visite Noronha conta com a liderança da diretora executiva Débora Linhares, que assumiu a missão de fortalecer ainda mais a atuação da entidade. Com ampla experiência no setor, ela chegou com o desafio de impulsionar a agenda de sustentabilidade e ampliar a visibilidade de Fernando de Noronha nos mercados nacional e internacional, reforçando o posicionamento do destino como referência em turismo responsável, autêntico e de alta qualidade.

Resultados concretos e retomada do crescimento

Após o período de restrições no aeroporto, que impactou diretamente a conectividade aérea e o número de visitantes no primeiro trimestre, Fernando de Noronha já mostra sinais de recuperação. Com a liberação dos voos a jato, a ilha registrou crescimento de 29% nas visitas em abril e de 43% em maio, comparado ao mesmo período de 2024. No acumulado até maio, o destino já superou os números do ano anterior, com um aumento de 5,02%.

Em 2024, Fernando de Noronha bateu recorde de visitantes no Parque Nacional Marinho, com 131.503 pessoas, um crescimento de 9,2% em relação ao ano anterior, mantendo-se dentro do limite ambiental de 132 mil turistas anuais.

Atuação diversa e plural

Hoje, o Visite Noronha reúne associados de diferentes segmentos do turismo local, com predominância das pousadas, mas também representando restaurantes, empresas de mergulho, agências de receptivo, atrativos turísticos, prestadores de serviços especializados e até o gestor do Parque Nacional Marinho.

“Essa diversidade confere à entidade uma representatividade ampla e estratégica, permitindo uma atuação integrada, democrática e com uma visão sistêmica do turismo na ilha. Mais do que promover o destino, atuamos como articuladores do ecossistema turístico, fortalecendo o diálogo entre os diversos elos da cadeia e contribuindo diretamente para a qualificação e sustentabilidade do setor”, frisa Débora Linhares, diretora executiva do Visite Noronha.

Agenda cheia até o fim do ano

A entidade tem participação confirmada nas principais feiras de turismo do Brasil até dezembro e prepara a etapa final do roadshow nacional, que visitará três cidades (Brasília, Belo Horizonte e Campinas) estratégicas ainda neste segundo semestre. Também estão previstas novas ações com foco na capacitação dos associados e na promoção de experiências autênticas e sustentáveis.

“Com um modelo de atuação que une propósito, profissionalismo e engajamento comunitário, o Visite Noronha fecha seu primeiro ano com saldo positivo e metas ambiciosas para o futuro: promover o arquipélago com cada vez mais impacto, responsabilidade e foco na valorização do território e de quem nele empreende”, finaliza Hayrton Almeida.

(*) Com informações do Visite Noronha

Tags: