São Paulo – Durante a feira de turismo de luxo ILTM, a Latin America 2022 (International Luxury Travel Market), iniciada nesta terça-feira (3) em São Paulo, e que se estenderá até a sexta-feira(6),considerada a maior rodada de negócios de turismo de luxo da região, o “Visit Buenos Aires” apresentou novidades da cidade com uma ampla diversidade de atrativos artísticos, culturais e gastronômicos.
A cidade de Buenos Aires possui uma enorme oferta, que combina atrações tradicionais com experiências gastronômicas, atividades culturais públicas, privadas e independentes e circuitos ao ar livre para percorrer em todos os bairros.
Durante a pandemia, quando começaram as primeiras reaberturas, o governo local permitiu que os espaços gastronômicos tomassem parte de calçadas. Isso continuou sendo desenvolvido no pós pandemia e gerou uma nova geografia nos diferentes bairros da cidade.
Neste sentido, a gastronomia continua sendo um “must” para turistas e residentes. Os restaurantes de alto padrão nos distintos bairros oferecem pratos elegantes e sofisticados. A cidade de Buenos Aires conta com mais de 7.000 bares e restaurantes, muitos deles reconhecidos entre os melhores da América Latina e do mundo.
Em sintonia com o movimento foodie, o ressurgimento dos antigos mercados de bairro começou a se materializar há alguns anos com a valorização promovida pelo Governo nos tradicionais mercados de San Telmo, Belgrano e San Nicolás, assim como aconteceu com a refuncionalização do Patio de los Lecheros de Caballito, para citar alguns exemplos.
A abertura de novos mercados gastronômicos é outra novidade somada à oferta tradicional. O Mercado de los Carruajes, Mercat em Villa Crespo ou o Mercado del Soho em Palermo são novas propostas em que, com uma marca urbana e design vanguardista, convivem propostas gourmet, produtos naturais, degustações, palestras, eventos e entretenimento.
Outra das tendências que se impuseram e geraram novas propostas na cidade é a dos Rooftops e terraços ao ar livre, que oferecem drinques autorais e gastronomia de excelência junto às melhores vistas.
No segmento cultural uma das principais novidades é a Colón Fabrica, um espaço interativo onde o visitante pode aproveitar os bastidores e em que cenografias das obras mais importantes representadas no Teatro permanecem expostas para adultos e crianças. De quinta-feira a domingo e em feriados é possível percorrer o local em visitas guiadas ou de forma independente.
Mercado de los Carruajes
Na Avenida Além 852, na região do Bajo Porteño, o passado e a modernidade se conjugam em um edifício de 1900 declarado Patrimônio Histórico da cidade. Ali, no dia 15 de fevereiro o Mercado de los Carruajes abriu suas portas, em uma iniciativa gourmet onde alimentos, bebidas e produtos frescos e elaborados são os protagonistas.
Antigamente, nesse prédio ficavam as cocheiras das carruagens presenciais. Mas hoje, enquadradas por paredes originais de ladrilhos San Isidro, um majestoso portão de acesso, maiólicas e vitrais que foram restaurados e conservados, já funcionam 18 opções gastronômicas de diferentes tipos.
Mercat
Entre ruas arborizadas, em uma região tranquila onde os vizinhos se reúnem para conversar na calçada e ainda se respira o ar de bairros pequenos, pulsa o Mercat Villa Crespo. Este mercado gastronômico abriu há pouco mais de um ano, em 30 de março de 2021, após ter que adiar sua inauguração devido à pandemia.
Em seus espaços podem ser adquiridos ingredientes elaborados por produtores artesanais, alimentos especialmente selecionados e degustações de novos sabores.
Destacam-se as pizzas caseiras com farinhas orgânicas, uma distribuidora de peixes e frutos do mar premium, um bar de tapas e tortillas, queijaria e açougue com cortes exóticos, frutas e verduras sem agrotóxicos, casa de massas italiana, comida fusion e vegana do Oriente Médio, empanadas tucumanas, padaria e padaria judaica, tacos, charcutaria e conservas. Também há uma sorveteria vegana, uma street food, uma cervejaria e vinheria, cafeteria, diferentes ervas orgânicas e acessórios para mate, pastelaria, mercado saudável e um diet.
IG: @mercat.ar
(*) Com informações do “Visit Buenos Aires”