Feira de Importação e Exportação da China, em Guangzhou. Foto: Hong Zehua/Xinhua

Província chinesa tem comércio exterior duas vezes maior que o do Brasil. Saiba qual é e veja os números impactantes

Compartilhe:

Da Redação (*)

Brasília – A Província de Guangdong, no sul da China, viu seu comércio exterior atingir um recorde de 9,49 trilhões de yuans (US$ 1,36 trilhão) em 2025, aumentando 4,4% ano a ano, informaram autoridades locais. Para se ter uma ideia da grandiosidade desse número, no ano passado, a corrente de comércio do Brasil (exportação+importação) somou US$ 629 bilhões, menos da metade registrada pela província chinesa.

A cifra recorde garantiu a posição de Guangdong como a principal região provincial da China em termos de volume total de comércio pelo 40º ano consecutivo, segundo a filial provincial da Administração Geral da Alfândega da China.

As exportações de Guangdong subiram 2,5%, para 6,03 trilhões de yuan, no ano passado, enquanto suas importações aumentaram 7,8%, para 3,46 trilhões de yuans.

O comércio exterior de Guangdong representou aproximadamente um quinto do total nacional, contribuindo com 24,1% para o crescimento do comércio exterior total da China.

Zhang Ke, vice-diretor da filial, disse que a estrutura de exportação de Guangdong se otimizou, voltando para produtos de alto padrão, mais inteligentes e mais verdes.

Em 2025, suas exportações de produtos eletromecânicos totalizaram 4,15 trilhões de yuans, um aumento de 7,3%. Esses produtos representaram 68,7% do valor total das exportações da província, um aumento de 3,1 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Notavelmente, as exportações de produtos verdes e inteligentes como drones, impressoras 3D e robôs industriais dispararam 40,9%, 37,1% e 33,9%, respectivamente, e as exportações de máquinas agrícolas dobraram.

Importações cresceram em ritmo de dois dígitos

Zhang observou ainda que a demanda por importações em Guangdong continuou a se expandir no ano passado. A província importou circuitos integrados no valor acumulado de 1,3 trilhão de yuans, um aumento anual de 15,5%, o que correspondeu a 37,5% do valor total de suas importações.

As importações de bens de consumo essenciais, como grãos, laticínios, produtos aquáticos e óleo comestível, todas alcançaram crescimento de dois dígitos.

Em 2025, o número de empresas em Guangdong que reportaram desempenho em importações e exportações subiu 17,6% ano a ano, chegando a 172 mil.

Dessas empresas, 148 mil eram privadas, um crescimento de 20%, com valor combinado de importações e exportações subindo 4,9%, para 6,07 trilhões de yuans.

Enquanto isso, o volume de importações e exportações das empresas com investimento estrangeiro atingiu 3,03 trilhões de yuans, um aumento de 6,5%, indicando uma tendência contínua de recuperação positiva.

(*) Com informações da Agência Xinhua

Tags: