ZPE de Uberaba - Crédito: Alfredo Neto/PMU

Uberaba passa a contar com a primeira Zona de Processamento de Exportações de MG

Compartilhe:

 

Da Redação (*)

Brasília – Criada por decreto assinado pela então presidente Dilma Rousseff em 15 de julho de 2012, a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) Dr. Renato Miranda Caetano Borges, de Uberaba, finalmente sai do papel e será inaugurada nesta segunda-feira em cerimônia a ser realizada a partir das 10h na cidade mineira.

Segundo a prefeita Elisa Silva, “essa é a primeira e única ZPE de Minas Gerais. Uberaba, com sua localização fantástica, que facilita o escoamento da produção através das rodovias, torna-se, com essa conquista, destaque na logística para o mercado externo. Então, quero parabenizar Uberaba e todos os envolvidos e, também, agradecer aos parceiros, à família Caetano e à Aciu”, destacou.

Por outro lado, na opinião do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações de Uberaba, Rui Ramos, “com essa inauguração, Uberaba dá um salto para o futuro, ampliando o horizonte de exportação, para a chegada de novas empresas, bem como para beneficiar as que já estão instaladas no município.

Com uma área de 3.493 m2 e parte integrante de um terreno com 268 hectares capaz de permitir sua ampliação no futuro. A autorização de funcionamento possibilitará a criação de uma unidade da Receita Federal na ZPE, permitindo o funcionamento do distrito industrial incentivado e que sejam encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) pedidos de instalação de empresas no local. Ali poderão ser realizadas operações aduaneiras, com cargas em contêineres, solta, utilizada e seca, desde que relacionadas às atividades das empresas autorizadas a se instalar no recinto alfandegado,

Ano passado, a prefeitura municipal assinou dois protocolos de intenção com companhias interessadas em operar na unidade. Um deles com a FertMinas, com previsão de investir R$30 milhões. O outro, com a Ituiutaba Energia Renovável, do Grupo CMAA, com estimativa de aportar R$100 milhões. Ambos projetavam gerar mais de 100 empregos diretos, cada um.  Com a inauguração da ZPE, a expectativa é de que várias outras empresas manifestem o interesse de se instalar no local, gerando renda e novos empregos para a população uberabense.

(*) Com informações da Prefeitura Municipal de Uberaba

Tags: