São Paulo – A Agrobrasil, uma trading com sede em Londrina, no estado do Paraná, começou a exportar café verde para os países árabes. Os primeiros embarques ocorreram em março, para o Kuwait, e também já foram feitas vendas para a Síria. A Argélia deve receber o produto em agosto e também há perspectiva de começar a exportar em breve para Líbano e Emirados Árabes, segundo Nadia Abdallah, representante da empresa para o Oriente Médio e Norte da África (Mena). “O árabe gosta muito do café brasileiro”, diz Abdallah.
A Agrobrasil existe desde 2009 e começou suas operações com vendas de café para o mercado da Itália, onde a empresa mantém um escritório. Com o passar dos anos, a exportadora passou também a atender outros mercados europeus, como Alemanha, Rússia, Letônia, Grécia e Eslovênia, e a comercializar uma gama variada de produtos, entre eles açúcar refinado, açúcar mascavo e leite em pó. Mas o café sempre foi o carro chefe nos negócios.
A trading compra o café cultivado nas principais regiões produtoras brasileiras, como Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Espírito Santo, e vende principalmente em sacarias de 60 quilos. O maior volume do café embarcado é o verde, mas também é comercializado o torrado para a Itália, com a marca Roma Special Coffee, e em breve será exportado o moído, conta Abdallah.
A Agrobrasil começou a comercializar recentemente uma nova marca, Samba Caffè, pronta para o consumidor final. Nela, o café é comercializado em embalagens de 250 gramas, meio quilo e um quilo, além do produto em cápsulas. Apesar de que as compras dos árabes até o momento foram de café verde, a Samba também será oferecida ao Oriente Médio e Norte da África, conta Abdallah.
O investimento da Agrobrasil nos países árabes começou há cerca de um ano. A empresa se associou à Câmara de Comércio Árabe Brasileira e foi buscar mercado. Uma das ações foi uma viagem de prospecção a Dubai, nos Emirados, no começo deste ano, quando acontecia na cidade a Gulfood, maior feira de alimentos do Oriente Médio. Depois da mostra, por indicações de contatos feitos na mostra, acabaram acontecendo as vendas para o Kuwait e a Síria. Os argelinos descobriram a Agrobrasil pela internet.
Entre setembro e outubro, a trading fará outra viagem ao mundo árabe, ao Líbano, Jordânia e Arábia Saudita, além de países europeus, para buscar novos negócios. A representante para a Mena afirma que a empresa vai oferecer aos árabes uma gama de possibilidades, como a compra em private label (com a marca do cliente), com adaptações pedidas pelo cliente.
A Agrobrasil exporta entre 80 mil e 100 mil sacas de café ao ano. A exportação para os árabes somou 10 mil sacas. A meta é que esse volume cresça pelo menos 20% nesse ano e que em 2016, metade das exportações de café da trading estejam indo para países árabes, segundo Abdallah. Ela diz que a percepção do café brasileiro entre os árabes é boa. Há, no entanto, segundo a representante, poucas empresas brasileiras da área reconhecidas no mercado da região. Por isso, a representante acredita no potencial desses países.
A Agrobrasil quer atender bem os países árabes. Ela está estudando uma forma de produzir o Samba Caffè segundo o gosto árabe e vai oferecer embalagens com o idioma árabe. A empresa também está testando o café blend com cardamomo, especiaria com leve perfume que dá um gosto especial à bebida, muito apreciada pelos consumidores árabes.
Contato:
Agrobrasil Trading
Site: www.agrobrasilcoffe.com
Facebook: www.facebook.com/agrobrasilcoffee
Email: export@agrobrasilcoffe.com
Telefone: (11) 2886 3856 – (11) 985469231
Fonte: ANBA