Simers e AfroChamber realizam encontro com embaixadores de países africanos na AgroBrasília

Compartilhe:

Brasília – O Sindicato das Indústrias de Máquinas Agrícolas do Rio Grande do Sul (SIMERS) com o apoio da Câmara de Comércio Afro-Brasileira (AfroChamber) realizou na tarde desta quinta-feira (15) um encontro com os embaixadores dos países africanos para tratar do Programa Mais Alimentos.

Com o objetivo de firmar uma parceria com os países africanos para o desenvolvimento agrícola dos países, o evento contou com a presença do diretor de inteligência Comercial da AfroChamber, Rui Mucaje, além do embaixador de Senegal El Hadji Amadou Niang, do embaixador de Cabo Verde , Luis Olegário Sanches, do primeiro secretário de Botswana, Otsogile Shubane, o primeiro Conselheiro de Senegal Dudow Sow e do encarregado de negócios do Zimbabwe, Steart Myawotoyo.

De acordo com Leonardo Granzotto, na África existe uma grande demanda de compra de maquinários agrícolas. “No país existe muita fome e desigualdade, e o Brasil tem a tecnologia para ajudar as grandes e pequenas propriedades africanas a fortalecer a agricultura. Diz.

Rui Mucaje, Diretor da AfroChamber, percebe a importância de ações que visam o desenvolvimento da agricultura na África, “ Por ser Angolano, tenho visto algumas dificuldades nas quais nosso povo passa, e as soluções desenvolvidas aqui no Brasil podem ajudar bastante nosso continente”. Segundo Mucaje, o clima do cerrado brasileiro é muito semelhante ao clima de Angola, e para ele, as solução desenvolvidas aqui, são interessantes, prontas e podem ser rapidamente desenvolvidas. Por meio da AfroChamber, Mucaje realiza também, missões empresariais com o objetivo de formar parcerias com empresas e agentes africanos.

Um dos empresários é o baiano Fábio Garcia da Silva, que fez uma missão empresarial em Guiné Equatorial e segundo ele, o maior foco dos africanos é a parte agrícola. “Minha empresa não é desse setor, por isso vim conhecer a AgroBrasília em razão da necessidade deles na área agrícola. Afirma.

Sobre o Mais Alimentos

Lançado no Brasil em 2008, o Programa Mais Alimentos tem permitido aos agricultores familiares brasileiros acesso à tecnologia, juros baixos e longos prazos para pagar. Os resultados são percebidos no aumento da produtividade e, consequentemente, na ampliação da renda destes produtores em todo o País.

O Mais Alimentos Internacional foi criado em 2010, com o objetivo de estabelecer uma linha de cooperação técnica que destaca a produção de alimentos pela agricultura familiar como caminho para segurança alimentar e nutricional dos países participantes.

A ação prevê o financiamento de tecnologia adaptada às realidades socioambientais da agricultura familiar local, como forma de ampliar a produção e a produtividade dos estabelecimentos rurais. Atualmente, cinco países têm acordo firmado com o Brasil: Zimbábue, Moçambique, Senegal, Gana e Cuba.

Texto e foto: Caroline Esser/AgroBrasilia

Tags: