Brasília – A Semana Internacional do Café será um dos maiores eventos mundiais do setor cafeeiro em 2013. Programada para o período de 9 a 13 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana receberá a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8ª edição do Espaço Café Brasil.
A Semana Internacional do Café é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), principal entidade do agronegócio mineiro, Sebrae – que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor –, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a OIC.
A OIC é o principal organismo intergovernamental do setor no mundo. A escolha de Minas Gerais para receber a reunião de 50 anos da organização, encontro que raramente ocorre fora de Londres – sede da entidade – reflete a importância do estado para a cafeicultura, já que responde por mais de 50% da produção brasileira – maior produtor mundial do produto.
Na reunião da OIC, chefes de Estado e centenas de delegados de 70 países estarão na capital mineira para debater a produção e os rumos do mercado de café. Os membros da Organização representam 97% da produção mundial e mais de 80% do consumo de café.
Comitê Organizador
Para compor o Comitê Organizador da reunião comemorativa do cinquentenário da OIC foi publicada a Portaria nº 712, nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial da União. O documento designa os seguintes representantes: Gerardo Fontelles e Janio Zeferino da Silva pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Orlando Ribeiro e Pablo Pereira, pelo Ministério das Relações Exteriores; Elmiro do Nascimento e Evandro Neiva, pelo Governo de Minas Gerais; Custódio de Mattos e Rodrigo Perpétuo pela Prefeitura de Belo Horizonte; e, Roberto Simões e Breno Mesquita pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária. A Coordenação-Geral do Comitê ficará a cargo da Secretaria de Produção e Agroenergia. (SPAE/Mapa).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Mapa