Evento ocorre de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP e se consolidou como o mais importante do segmento no continente
Da Redação (*)
Brasília – Em contagem regressiva para sua 6ª edição, a ProWine São Paulo confirma seu protagonismo como a principal feira profissional de vinhos e destilados das Américas. Reunindo expositores de mais de 30 países, o evento chega em 2025 com expectativa de crescimento em público e negócios, consolidando-se como um ponto de encontro estratégico para o setor vitivinícola internacional. Voltada exclusivamente ao mercado B2B, é um ambiente decisivo para fechar parcerias, expandir portfólios e gerar conexões.
Entre os destaques estão produtores da África do Sul, Alemanha, Argentina, Armênia, Austrália, Áustria, Brasil, Bulgária, Chile, China, Chipre, Cuba, Escócia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Geórgia, Grécia, Hungria, Inglaterra, Irlanda, França, Itália, Líbano, México, Moldávia, Nova Zelândia, Panamá, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Turquia, Ucrânia e Uruguai. No total, marcas de cinco continentes estarão presentes, um reflexo do interesse global pelo potencial do mercado brasileiro.
Termômetro do setor
“A ProWine São Paulo já não é apenas a maior feira de vinhos e destilados das Américas, ela é um termômetro do setor em escala global. O número crescente de países representados e a diversidade de rótulos mostram a relevância do Brasil como destino estratégico para os principais players do mundo”, afirma a diretora da feira, Malu Sevieri.
Embora o consumo per capita nacional ainda esteja abaixo da média global (2,2 litros ao ano, frente aos mais de 40 litros de países como Portugal), especialistas consideram a evolução no Brasil estrutural e promissora, impulsionada pela busca por vinhos de maior qualidade, valorização da experiência de consumo e profissionalização da cadeia. Um levantamento da Ideal BI Consulting reforça essa tendência: só no primeiro trimestre de 2025 foram movimentados R$ 3,9 bilhões, com a venda de mais de 110 milhões de garrafas.
Além das oportunidades de negócios, o público terá acesso ao ProWine Forum, espaço exclusivo para conhecimento, inovação e degustação. Dividido em salas, o fórum oferece uma plataforma única para especialistas e marcas expositoras compartilharem sua expertise, lançamentos e tendências com um público qualificado.
Na edição anterior, a ProWine São Paulo atraiu mais de 15 mil visitantes qualificados e contou com a presença de 1.400 marcas de 34 países, evidenciando sua força como palco estratégico para o segmento, já que 87% do público é composto por tomadores de decisão.
“Mais do que uma feira, a ProWine São Paulo tornou-se um hub estratégico que conecta o Brasil e as Américas ao cenário global do vinho e dos destilados. O amadurecimento do consumidor e a consolidação do mercado nacional tem atraído cada vez mais produtores internacionais, ampliando o alcance e a relevância do evento. Estamos falando de um espaço onde negócios, conhecimento e tendências se encontram, abrindo caminho para novas oportunidades em toda a cadeia”, destaca Malu.
(*) Com informações da ProWine São Paulo