Hugo Corales, Diretor de ProChile Foto: Fredy Uehara Uehara

São Paulo, Belo Horizonte e Brasília recebem as atrações da Chile Week Brasil 2024

Compartilhe:

 

Semana de negócios do Chile no Brasil acontece entre 30 de setembro e 4 de outubro com o objetivo de promover encontro entre setores de alimentos, bebidas, investimentos, turismo e mineração

Da Redação (*)

São Paulo – Maior parceiro comercial do Chile na América Latina e 3º principal mercado de destinos de exportações chilenas no mundo, o Brasil sediará entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro a semana de negócios Chile Week nas cidades de São Paulo, Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Promovida pelo ProChile, instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile, a ação tem o objetivo de ampliar as oportunidades de negócios entre os países nas áreas de alimentos, bebidas, investimentos, turismo e mineração.

Com uma agenda robusta, a abertura ocorrerá na capital paulista e contará com a presença de Sebastián Depolo Cabrera, embaixador do Chile no Brasil, Ignacio Fernandez, diretor geral de ProChile, além de Hugo Corales, diretor de ProChile São Paulo e representantes da indústria chilena e brasileira.

“Mais uma vez, e pelo segundo ano consecutivo, o Brasil será foco de diversas ações promocionais em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, cidades onde a ProChile organizará conferências de negócios, seminários técnicos, visitas a centros de distribuição e supermercados, entre outras. Este ano, será realizada em São Paulo, a Rodada de Negócios de Alimentos e Bebidas onde empresas exportadoras chilenas se reunirão com potenciais compradores brasileiros para promover o comércio bilateral. Atualmente, o Brasil é o terceiro principal destino das exportações chilenas, mercado que se consolida como o principal parceiro comercial da América Latina”, afirma Hugo Corales, diretor do ProChile no Brasil.

Agenda 

As atividades do Encontro Chile-Brasil começam em São Paulo no dia 30 de setembro. A partir das 15h, no hotel Tivoli Mofarej em SP, será ministrado o seminário “Fortalecendo a imagem do país e expandindo as oportunidades comerciais”, em colaboração com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o objetivo de mostrar as oportunidades comerciais entre os dois países. Haverá ainda o workshop: Desafios e Oportunidades do Setor de Alimentação no Brasil a ser ministrado por María Gonzalez de VSV EuroGlobal, com o objetivo de analisar os desafios e oportunidades desse setor.

Na agenda do mesmo dia há ainda o seminário Conecta Brasil e Chile – Destacando a conexão e cooperação entre os dois mercados, com a participação da Câmara de Comércio Chile Brasil. Esse painel terá a presença de Rossana Dresdner, Diretora Executiva da Fundação Imagem do Chile.

 

Haverá ainda o painel Conjuntura Econômica do Chile e Brasil e Perspectivas para 2025, com a participação da FIESP e FGV. Esse painel será moderado por Selma Nunes, vice-presidente da Câmara de Comércio Chile Brasil.

Na data de 1º de outubro ainda em SP haverá a inauguração da Rodada de Negócios de Alimentos e Bebidas. A abertura da rodada contará com a participação do Ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela; do Embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo; do Diretor Geral do ProChile, Ignacio Fernández.

A partir das 16h haverá uma masterclass sobre o Pisco do Chile, com a presença de autoridades agrícolas, importadores brasileiros e da delegação empresarial chilena de pisco. A condução da masterclass será feita pelo especialista Víctor Venegas, bartender chileno de Eximia Bar localizado em São Paulo. Essa será uma oportunidade que o mercado brasileiro terá para conhecer melhor esse destilado chileno.

Ao final, haverá um jantar com a presença do Ministro da Agricultura, Embaixador do Chile no Brasil, do Diretor Geral do ProChile, autoridades brasileiras, importadores, delegação empresarial do setor de alimentos e entidades empresariais.

Agenda Brasília

A agenda em Brasília, no dia 3 de outubro, terá como objetivo trazer conhecimento sobre as opções de turismo no Chile. Para isso, haverá um workshop, com a participação de Sebastián Depolo, Embaixador do Chile no Brasil, e Verónica Pardo, Subsecretária de Turismo.

No setor de turismo, o Chile vem ampliando os números em relação a turistas brasileiros que cada vez mais escolhem o país andino como destino, com o conforto de terem três companhias aéreas (Latam, Sky e Jet Smart) com voos diretos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis, Foz do Iguaçu e Brasília.

O cronograma completo do evento pode ser acessado neste link.

Agenda Minas

A agenda final do Chile Week se dará em Belo Horizonte, na capital Mineira, no entre os dias 3 e 4 de outubro, onde ocorrerá uma rodada de Encontro de Exportadores de Serviços Globais, com o objetivo trazer conhecimento sobre as soluções de mineração que o Chile tem a oferecer ao Brasil.

O cronograma completo do evento pode ser acessado neste link.

 

(*) Com informações do ProChile

Tags: