Brasília – A cidade de Lima, no Peru, considerada a capital gastronômica da região Andina, receberá de 27 a 29 de setembro a feira ExpoAlimentaria 2023 (https://expoalimentariaperu.com/), um dos mais vibrantes encontros do ramo alimentício com influência na América do Sul.
E os sabores do Brasil estarão representados no evento por meio do projeto setorial (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes (Abimapi International), criado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Quatro empresas farão parte da comitiva brasileira: Apti, Bauducco, Marilan e Nissin Foods.
Outras duas empresas participantes do Projeto Setorial estarão no evento em ação organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa): Alca Foods e Rocha Alimentos.
“Os compradores da ExpoAlimentaria Peru buscam produtos para o dia a dia dos consumidores locais, que possam atender a diversidade dos canais de venda, os quais se concentram em pequenos estabelecimentos espalhados pelo país sob o modelo clássico do mercado tradicional, além das redes de supermercados e atacado. Assim, as empresas brasileiras possuem produtos que se encaixam perfeitamente às demandas do Peru e outros países visitantes da feira. Uma das estrelas de nossas empresas será a diversidade de sabores de nossos panetones – o Peru é, atualmente, o maior consumidor per capita do mundo do produto, superando Itália e mesmo o Brasil.”, diz Rodrigo Iglesias, diretor internacional na ABIMAPI.
Programação paralela
Um encontro com compradores internacionais está previsto na Embaixada do Brasil em Lima no dia 26 de setembro, com presença confirmada do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana e do Embaixador do Brasil em Lima, Clemente de Lima Baena Soares. O evento, bem como outras atividades paralelas têm apoio da Adidância Agrícola do Brasil em Lima, cuja coordenação é da Adida Agrícola Angela Pimenta Peres.
(*) Com informações da ApexBrasil