Com planejamento tributário e suporte logístico especializado, pequenas e médias empresas brasileiras aceleram o crescimento ao internacionalizar a cadeia de fornecimento.
Da Redação
Brasíia -A importação deixou de ser um obstáculo e passou a ser uma estratégia de crescimento para pequenas e médias indústrias brasileiras. Com uma gestão especializada e acesso a benefícios fiscais, empresas de diversos setores têm acelerado sua evolução por meio da internacionalização do fornecimento. Essa é a especialidade da AIN Global, hub de soluções com mais de 20 anos de experiência em comércio exterior, que atende atualmente mais de 300 clientes de segmentos como alimentos, plástico, autopeças, siderurgia e equipamentos industriais.
Entre os principais resultados observados está o caso de uma empresa do setor de segurança que, ao contar com o suporte da AIN Global, conseguiu em dois anos o crescimento projetado para quatro. Outro exemplo vem do segmento de equipamentos industriais, onde clientes têm acessado tecnologias que antes não estavam disponíveis no Brasil, otimizando processos e reduzindo gargalos produtivos.
Gerente destaca importância de um parceiro especializado
A combinação de planejamento logístico, estrutura fiscal otimizada e acompanhamento em tempo real das operações tem gerado redução de custos, agilidade e segurança para empresas que antes enfrentavam burocracia e riscos em operações internacionais. “Atuamos desde a validação do fornecedor até o desembaraço, com um sistema de gestão integrado e equipe técnica que garante a conformidade documental, fiscal e logística”, explica Jorge Luiz Aguiar Jr., gerente comercial da AIN Global.
Segundo ele, a importância de um parceiro especializado vai além da liberação aduaneira:
“É também orientar sobre classificação fiscal adequada, negociar câmbio com bancos parceiros, estruturar o fluxo financeiro e evitar surpresas de tributação”. O bom relacionamento da empresa com bancos permite acesso a linhas de crédito, câmbio competitivo e prazos facilitados para pagamento, como o Finimp e o leasing internacional.
Nos setores industriais atendidos, os ganhos de eficiência e acesso à tecnologia de ponta têm se tornado diferenciais competitivos. A empresa também observa aumento da demanda por equipamentos importados no setor educacional, em projetos de modernização de laboratórios e salas de aula, além de aplicações específicas no mercado fitness e de construção. Com operações de alto volume e rastreabilidade, a AIN Global é reconhecida pela capacidade de liberar cargas em até 24 horas, com 98% dos processos em canal verde.
Para empresas que desejam começar a importar com segurança, a recomendação da AIN Global é clara: montar um planejamento estratégico com apoio especializado, desde a escolha do fornecedor até a entrega final da carga, reduzindo riscos, otimizando tributos e garantindo competitividade.