Da Redação
Brasília – Idealizada para simplificar e democratizar o acesso a todo tipo de serviços da cadeia exportadora em um único lugar, a Plataforma Brasil Exportação se aproxima dos 25 mil usuários a menos de dois meses do seu lançamento oficial, no dia 14 de dezembro de 2023. A iniciativa introduz mudanças significativas na forma como os exportadores brasileiros atuam ao conectar, de forma rápida e fácil, empresas e prestadores de serviços de apoio ao comércio exterior.
O sucesso alcançado pela Plataforma pode ser medido pelo crescente número de entidades representativas dos mais diversos setores produtivos brasileiros que vêm se associando à ferramenta.
Nas últimas semanas, organizações como a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Instituto Pet Brasil (IPB) e o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Exportadoras e Importadoras (CECIEx) aderiram à parceria com a Plataforma Brasil Exportação, o hub digital que reúne mais de 400 serviços de apoio ao comércio exterior brasileiro.
Segundo o gerente da Plataforma Brasil Exportação, Juarez Leal, “a adesão da Abicalçados ampliará o portfólio de apoio ao comércio e permitirá que as empresas do setor calçadista acessem, além das soluções de capacitação e promoção comercial, outras soluções importantíssimas na cadeia de comércio exterior como financiamento, logística e outros tópicos fundamentais para o sucesso das exportações”.
Ao comentar a parceria entre a Abicalçados e a Plataforma, o presidente da associação, Haroldo Ferreira, disse que “hoje, o nosso calçado é objeto de desejo em mais de 170 países de todo o mundo, sempre reconhecido como um produto que alia qualidade e sustentabilidade. A parceria da Abicalçados com a ApexBrasil foi fundamental e continua sendo fundamental na construção dessa imagem. A Plataforma Brasil Exportação chega para auxiliar as empresas que buscam expandir a sua presença global”.
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) também comemora a adesão à Plataforma. Segundo o diretor-superintendente da associação, Fernando Pimentel, “é muito importante ter um portal de exportação oficial onde todas as empresas podem localizar seu setor e conhecer as oportunidades que existem para elas”.
Na percepção de Juarez Leal, “certamente, a participação da Abit na Plataforma Brasil Exportação irá agregar muito ao portfólio de serviços de comércio exterior, bem como facilitar o acesso aos seus associados para os mais de 400 serviços já cadastrados”.
No contexto das novas adesões, o gerente da ApexBrasil elogiou a participação do CECIEx no instrumento criado pelo MDIC e afirmou que “a parceria com o CECIEx ampliará consideravelmente o número de empresas comerciais exportadoras e tradings companies na Plataforma, oferecendo serviços especializados para empresas brasileiras que precisam de apoio para comercializar seus produtos no exterior.
Para o CECIEx, as empresas comerciais exportadoras e micro, pequenas e médias empresas podem aproveitar os recursos da Plataforma para simplificar e potencializar suas iniciativas de exportação. Por meio de uma interface intuitiva, a comunidade conecta os exportadores a prestadores de serviços voltados ao comércio exterior, destacou a instituição.
O Instituto Pet Brasil (IPB) também vê na adesão à Plataforma um novo e importante canal de entrada para as empresas do setor no mundo das exportações. Segundo o presidente do Conselho Consultivo do IPB, Nelo Marraccini, “com a adesão o IPB passará a ter um espaço virtual para oferecer os seus serviços. A empresa interessada poderá entrar em contato conosco por meio da Plataforma”.